Pense num evento com um povo alegre, bonito e colorido. Bom para dançar, para comer, para sorrir, para ter momentos em que a cultura popular brasileira fala mais alto ao coração. Agora, coloque na agenda, sempre de quinta a domingo, indo de 20 a 30 de junho, a partir das 19h, o Festival de Cultura Popular do Gama, no Espaço Voar (SMA Conjunto K loja 5 PróDF). Tudo aberto e gratuito, ou seja, é só chegar. Informações no Instagram @voar teatro de bonecos
Essa iniciativa integra o Projeto Gama Cultural, realizado pela Cia. Voar, por meio de um Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do GDF e também conta com o apoio da Administração Regional do Gama.
O idealizador do projeto, o poeta e compositor, Paulim Diolinda, conhece bem esse universo e espera que a magia do evento encante a todos.
“Criamos um festival para valorizar a nossa cultura popular que desempenha um papel fundamental na identidade e na diversidade cultural do Distrito Federal. E o Gama vive isso com muita intensidade”, diz o artista radicado no Gama.
Para o produtor executivo do Festival, Marco Augusto de Rezende, da Cia. Voar, foi muito bom ter recebido um número significativo de inscrições de artistas e expositores, por meio de um chamamento feito pelo evento.
“Recebemos inscrições e escolhemos expositores de artesanato e comidas típicas, assim como artistas do DF e Entorno, sempre pensando na variedade artística. Com isso,o evento faz um passeio pelas mais diferentes manifestações como o teatro de bonecos, o forró, o coco e o maracatu, o bumba-meu boi, a capoeira, o cordel, as quadrilhas juninas, enfim, a programação está bem rica”, diz Marco, que também é diretor teatral, ator e bonequeiro.
As apresentações serão realizadas nos dias 20, 21, 22, 23 e 27, 28, 29 e 30 de junho, de quinta a domingo, no Espaço Voar (SMA Conjunto K, loja 5, Pró-DF do Gama)
Dia 20/06 – quinta-feira
19H MAMULENGO SEM FRONTEIRAS – “EXEMPLOS DE BASTIÃO”
20H KEIJIN DO ACORDEOM E FORRÓ CEDRADO
21H CICLONE NA MURINGA
Dia 21/06 – sexta-feira
19H – GRUPO PILOMBETAGEM “BENEDITO E O BOI PINTADINHO”
20H MARACATU BAQUE DANDALUNDA
21H FORRÓ CACO DE CUIA
Dia 22/06 – sábado
19H BAGAGEM CIA DE BONECOS – “VARAL DE BONECOS”
20H BANDA SOM DE CLASSE
21H GRUPO TALETA DE BAMBU
Dia 23/06 – domingo
19H MAMULENGO ALEGRIA – “O CASAMENTO DE CHIQUINHA”
20H CIARTCUM – “O BOI JATOBÁ”
21H HUMORES PRETTO
(NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS)
19H – WILLIAM REIS – “CANTAR E CONTAR AS COISAS DA NOSSA TERRA”
20H SABRINA VAZ
21H JORGE RECIFE
19H – BLOCO DO PANDEIRO
20H – COCO DE QUEBRADA
21H – SANFONA CIGANADia 29/06 – sábado
19H ELIANA CARNEIRO “LIA DE MANAKÁ E SUAS HISTÓRIAS”
20H – DANÇA DO BUMBA MEU BOI ENCANTO DE ITAPOÃ
21H ENCONTRO DE CAPOEIRA AO SOM DO BERIMBAU
19H -TIA LELÊ E TIO KLEYTON “RIMADO E ENCANTADO CORDEL PRA TODO LADO”
20H QUADRILHA VIRA & MEXE
21H – TRIO ÔXE UAI SÔ
Acessibilidade- O projeto primou pela questão da acessibilidade com várias iniciativas. Dentre elas, destacamos que a programação contará com intérpretes de Libras em 36 apresentações artísticas para garantir que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam compreender o conteúdo. Para performances visuais, como dança ou teatro, o projeto fornecerá audiodescrição detalhada para pessoas com deficiência visual, descrevendo cenários, movimentos e expressões faciais com 21 diárias de serviço especializado com equipamento de radiotransmissão. Também foram utilizadas fontes de tamanho adequado e cores de alto contraste em materiais impressos e digitais e serão disponibilizados assentos reservados próximos ao palco para pessoas com deficiência visual ou auditiva, bem como para aqueles que necessitam de espaço adicional para acomodar cadeiras de rodas.
Marco Augusto afirma que no Projeto Gama Cultural, busca-se promover a inclusão profissional ao considerar a contratação de artistas, produtores culturais e outros colaboradores com deficiência, possibilitando o direito ao trabalho para profissionais da cultura com deficiência e promover a diversidade na equipe.
“Além disso, o projeto visa promover a participação e o protagonismo das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades de colaboração e representação por meio da participação plena em todas as etapas do projeto”, pontuou o fundador da Voar.
Projeto Gama Cultural – Consiste em um conjunto de atividades culturais gratuitas para a população do Gama no decorrer do ano de 2024, com os seguintes eventos: “O Gama Faz Bonito”, ação cultural voltada para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; “Festival de Cultura popular do Gama” para valorizar a nossa cultura popular que desempenha um papel fundamental na identidade e na diversidade cultural do Distrito Federal; “Feira Cultural do Gama” quarta edição, que vai ampliar as programações artístico-culturais na cidade;“Festineco Festival de Teatro de Bonecos do Gama”, décima primeira edição, ação baseada na vocação cultural da cidade com apresentações de grupos locais.
Voar Arte para Infância e Juventude- Proponente do projeto e sediada no Gama, teve sua fundação em 2003, e em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório.