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Taguatinga premia trabalhos sobre fair play em concurso de redação

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Premiação da 5ª edição do projeto acontecerá na quinta (29/8) no Sesi de Taguatinga

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realiza todos os anos o Concurso de Redação. Em 2024, ano de Olimpíada, a temática não poderia ser outra. “No esporte, na escola e na vida: o Fair Play como princípio!” foi o tema escolhido no ano olímpico para tratar dos valores morais que envolvem o esporte. Fair play é uma expressão do inglês que significa ‘jogo limpo’, ou seja, uma filosofia que visa estimular a conduta ética dentro e fora das competições esportivas.

 

Para coroar o concurso e os campeões das oito categorias, uma cerimônia de premiação está marcada para esta quinta-feira (29/8), no auditório do Centro Cultural do Sesi de Taguatinga Norte, a partir das 19h. Em 2024, 298 trabalhos foram inscritos, dos quais 40 foram selecionados como finalistas nas oito categorias: relato de práticas, cartaz, pintura, fábula ilustrada, biografia, história em quadrinhos, poema e texto dissertativo-argumentativo.

 

Os finalistas receberão kits escolares, livros literários, certificados e medalhas. O aluno campeão de cada categoria e sua respectiva escola recebem também um troféu e todos os inscritos receberão certificados. Os vencedores também serão coautores do livro com a coletânea dos trabalhos finalistas.

 

A obra será interativa e reunirá os cinco trabalhos finalistas de cada categoria, sendo composta por duas partes. A primeira metade será destinada aos estudantes, com diversas atividades a serem realizadas. Já a segunda parte servirá como orientação aos servidores da Educação, com informações sobre a realização do concurso.

 

O segundo livro, que representa a culminância do projeto, também será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 13 de setembro. As organizadoras do exemplar, Cíntia Couto Cançado e Anaí Haeser Peña, apresentarão o projeto Concurso de Redação na bienal. O material será distribuído nas escolas de Taguatinga para que todos os estudantes conheçam os finalistas e possam se inspirar para os próximos anos.

 

Presenças ilustres

 

Para abrilhantar ainda mais a premiação deste ano, dois atletas brasilienses medalhistas olímpicos em Paris 2024 foram convidados para participar do momento: Caio Bonfim, de Sobradinho, que conquistou a medalha inédita na marcha atlética, e Ketleyn Quadros, de Ceilândia, judoca brasileira, medalhista de bronze por equipes em Paris e bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

 

Além disso, a premiação contará com uma novidade: a participação de alunos surdos da Escola Bilíngue (português e libras) de Taguatinga. Este ano, os estudantes foram incluídos na competição e produziram vídeos para participar do concurso.

 

Outra novidade este ano é o troféu Fair Play, que premiará as três melhores escolas que produziram vídeos de um minuto para divulgação do projeto. As produções falam sobre o fair play e sua aplicabilidade no dia a dia escolar. Os vídeos vencedores serão apresentados no dia da premiação e as respectivas escolas serão premiadas com o troféu e com um kit de material esportivo.

5ª edição

 

O concurso anual está em sua quinta edição. Ano passado, a competição teve como tema “Eu, cientista no mundo!” e recebeu 239 trabalhos de 33 escolas da Regional de Taguatinga. Este ano, todas 67 escolas da Regional de Taguatinga receberam visitas para a divulgação do regulamento, com as categorias em que cada escola poderia participar. Também foram contemplados os Centros de Iniciação Desportiva (CIDs) e os espaços do programa Ginástica nas Quadras (PGinQ).

 

As organizadoras do concurso são as representantes da Unidade de Educação Básica (Unieb) da CRE de Taguatinga, Cíntia Couto Cançado e Anaí Haeser Peña. Cíntia explica a escolha pelo tema do fair play este ano. “A competição nunca pode ser só vista pelo lado negativo, ela promove desenvolvimento e crescimento. Ela é o meio para se alcançar as competências e habilidades necessárias aos estudantes, como solidariedade, empatia, cooperação, autonomia, senso de justiça e de sustentabilidade, diversos exemplos de fair play, que pudemos presenciar nos Jogos Olímpicos de Paris”, ressalta.

 

Todas as 67 escolas da Regional de Taguatinga receberam visitas para a divulgação do regulamento, com as categorias em que a escola poderia participar e os incentivos para que os professores participassem do projeto. Também foram contemplados os Centros de Iniciação Desportiva (CIDs) e os espaços do programa Ginástica nas Quadras (PGinQ).

 

Categoria 1
Servidor da Educação (professor regente e readaptado, de Sala de Recursos/Atendimento Educacional Especializado, da Sala de Apoio à Aprendizagem, atuantes em bibliotecas escolares, Coordenador ou Supervisor Pedagógico, Orientador Educacional, Pedagogo ou Psicólogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, Monitores, Educadores Sociais Voluntários e Servidores Terceirizados): Relato de Prática.
Categoria 2Estudantes de Classes Especiais, do Centro de Ensino Especial e de Classes Bilíngues Diferenciadas: Cartaz.
Categoria 3Educação Infantil (I e II períodos) dos Centros de Educação Infantil, Escolas Classes e Instituições Parceiras (Classe Comum, Classe Comum Inclusiva, Integração Inversa, Classe Bilíngue Mediada e Classe Bilíngue): Pintura.
Categoria 41º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Classe Comum, Classe Comum Inclusiva, Integração Inversa, Classe Bilíngue Mediada e Classe Bilíngue): Fábula Ilustrada.
Categoria 5
4º e 5º anos do Ensino Fundamental (Classe Comum, Classe Comum Inclusiva, Integração Inversa, Classe Bilíngue Mediada e Classe Bilíngue), EJA 1o segmento e EJA Interventiva 1º segmento: Biografia.
Categoria 66º e 7º anos do Ensino Fundamental (Classe Comum, Classe Comum Inclusiva, Integração Inversa, Classe Bilíngue Mediada e Classe Bilíngue): História em Quadrinhos.
Categoria 78º e 9º anos do Ensino Fundamental (Classe Comum, Classe Comum Inclusiva, Integração Inversa, Classe Bilíngue Mediada e Classe Bilíngue), EJA 2º segmento e EJA Interventiva, 2º segmento: Poema.
Categoria 81ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio (Classe Comum, Classe Comum Inclusiva, Integração Inversa, Classe Bilíngue Mediada e Classe Bilíngue), EJA 3º segmento: Texto argumentativo-dissertativo.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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