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Servidores da Educação participam de aulão sobre linguagem simples

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Formação feita em parceria com a Egov visa a aprimorar a comunicação institucional

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

Servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participaram, na manhã desta terça-feira (27), do aulão “Linguagem Simples na Comunicação Institucional”, promovido pela Escola de Governo (Egov). A formação, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação da SEEDF em parceria com a Egov, ocorreu no auditório Neusa França, na sede da SEEDF, e teve como objetivo reforçar a importância da linguagem clara, objetiva e acessível na prestação de serviços públicos.

 

A aula foi ministrada por Grice de Araújo, instrutora da Egov, mestre em Administração Pública e atual chefe da Assessoria Especial da Diretoria de Administração do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas). “A linguagem simples é uma forma de garantir ao cidadão o direito de entender a informação pública”, afirmou Grice.

 

Para ela, é papel do servidor facilitar o acesso aos conteúdos institucionais, tanto na escrita quanto na leitura, tornando as mensagens mais claras e acessíveis. “Quando a gente fala em política pública, o foco é o cidadão. Se ele entende como matricular o filho na escola, por exemplo, ele acessa melhor aquele direito, e o órgão atinge melhores resultados”.

 

A linguagem simples é uma forma de comunicação que busca tornar a informação mais clara, objetiva e acessível para todos os públicos, independentemente do nível de escolaridade ou familiaridade com o assunto tratado. Essa abordagem valoriza a escolha de palavras comuns, frases curtas, organização lógica das ideias e eliminação de jargões ou termos técnicos desnecessários.

 

Ana Carolina Rocha, assessora especial da Assessoria de Comunicação da SEEDF e idealizadora da ação, acredita que o aprendizado adquirido é importante para além do ambiente de trabalho. “A linguagem simples facilita a comunicação com estudantes, pais, mas também no nosso dia a dia, com a família e os amigos. É um benefício que vai muito além do ambiente de trabalho. Quando nos comunicamos com clareza, todos ganham”, indicou.

 

 

Conhecimento prático e acessível

 

Durante a formação, os participantes foram apresentados aos conceitos fundamentais da linguagem simples, sua relevância para o setor público e estratégias para a sua aplicação no cotidiano profissional. A programação também incluiu dinâmicas práticas com exemplos das melhorias feitas em textos que usam a linguagem.

 

Para a gestora em Tecnologias da Informação da SEEDF, Grazielle Seabra, o uso da linguagem simples é especialmente importante em áreas técnicas, onde há muitos termos específicos e siglas.

 

É fundamental, principalmente para a nossa área de tecnologia, transmitir a informação de forma compreensível para todos. Temos muitos jargões e siglas que nem sempre são claros, mas é essencial que a mensagem seja simples, direta e entendida já na primeira leitura”, declarou.

 

Guia de linguagem simples

 

No setor público, a adoção da linguagem simples é essencial para aproximar o Estado do cidadão. Documentos, formulários, comunicados e páginas na internet que utilizam uma linguagem acessível contribuem para a transparência, fortalecem a confiança na administração pública e facilitam o acesso a serviços e direitos.

 

Para incentivar o uso da linguagem simples, a SEEDF lançou o Guia de Uso da Linguagem Simples, em abril de 2024. O documento, divulgado para todas as áreas da Pasta, visa a facilitar a troca de informações entre os diversos públicos-alvo da instituição.

 

Além de ser uma ferramenta de cidadania, a linguagem simples é também uma diretriz de gestão eficiente. Ao reduzir dúvidas, retrabalho e erros de interpretação, ela contribui para processos administrativos mais ágeis e eficazes.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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