Evento celebra a formação de 3.200 professores e reforça compromisso com a alfabetização
Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
Na manhã desta quinta-feira (21), a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) foi palco do Seminário de Encerramento do Curso Alfaletrando, que reuniu educadores para celebrar o percurso formativo de 2024. O curso contemplou a formação de 3.200 professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos, que participaram do programa alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CMCA).
O Seminário destacou a relevância do programa na consolidação de políticas públicas voltadas à alfabetização, conforme ressaltou a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Iêdes Braga. “O Alfaletrando é um programa de muita importância para nós, pois concretiza um alinhamento essencial a uma política pública que tem como foco alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental”, explicou Iêdes.
Entre os pilares do Alfaletrando, a formação continuada se destaca como eixo estruturante. “A formação é um elemento muito necessário para que essa política se consolide. Por isso, nossos professores, que hoje estão apresentando os resultados do trabalho realizado em 2024, são verdadeiros exemplos da excelência desse eixo na SEEDF”, destacou a subsecretária.
Formação de professores
O Seminário de Encerramento do Curso Alfaletrando representou um momento especial para a Educação Básica do Distrito Federal, conforme destacou Linair Ferreira, diretora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE). “Essa é uma linha muito importante, com a apresentação dos trabalhos realizados no curso Alfaletrando, uma política distrital que se consolida por meio da formação de professores”, ressaltou.
O evento celebrou o trabalho desenvolvido ao longo do ano, marcado pelo compromisso com a alfabetização dentro das metas previstas pelo Ministério da Educação (MEC). “Com a apresentação desses trabalhos, culminamos uma etapa essencial para o cumprimento do Compromisso Nacional com a Alfabetização”, afirmou Linair. A diretora também reconheceu o esforço coletivo das equipes envolvidas. “Nossos professores, que atendem as regionais, realizam um esforço contínuo para garantir o sucesso dessa formação”, destacou.
Compromisso Nacional
A Coordenadora-Geral de Alfabetização do MEC, Mônica de Souza, destacou o papel estratégico do programa Alfaletrando no contexto do CMCA. “Venho reconhecer todo o esforço da SEEDF e o apoio dedicado a esse processo tão significativo, que garante às crianças o direito de serem alfabetizadas na idade certa”, afirmou. Segundo ela, a proposta do MEC visa orquestrar políticas de alfabetização que respeitem as especificidades de cada território.
Mônica ressaltou que a construção de políticas de alfabetização precisa ir além da relação entre professor e aluno, incorporando discussões sobre gestão, investimentos e formação continuada. “Quando sugerimos que os estados construam suas próprias políticas de alfabetização, estamos convidando-os a dialogar com as realidades do território. Assim, o Alfaletrando reflete os desafios específicos do Distrito Federal”, explicou.
A importância das avaliações formativas também foi destacada como um instrumento central na melhoria do processo de alfabetização. “Se trata de lançar luz sobre os processos de aprendizagem e usar os resultados para fortalecer a formação nas escolas”, comentou. Mônica elogiou o trabalho realizado no Distrito Federal, que tem avançado na implementação de materiais pedagógicos e processos formativos. “A logística e a dedicação das equipes do DF têm sido uma grande conquista, permitindo traçar planos claros e metas que guiarão os próximos anos”, concluiu.
Painéis temáticos
O encontro, realizado a partir das 9h, destacou painéis temáticos apresentados pelos próprios professores e coordenadores, que compartilharam práticas desenvolvidas ao longo da formação continuada. Além disso, foram expostos momentos marcantes da implementação do Alfaletrando em todas as 14 Regionais de Ensino do Distrito Federal. Ao longo do ano, a EAPE liderou as ações de formação continuada com o apoio de 105 articuladores pedagógicos, que replicaram os conteúdos nas Coordenações Regionais.
Na parte da tarde, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o acompanhamento do processo de alfabetização nas escolas atendidas pelo programa, reforçando o compromisso com a garantia da alfabetização plena até o 2º ano do Ensino Fundamental. O seminário foi uma celebração do trabalho conjunto e um momento de inspiração para os desafios futuros.