Evento será realizado no dia 8 de maio, no auditório do MPDFT
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF
Profissionais da educação já podem inscrever-se no seminário ‘Educação Inclusiva – 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão‘, que acontecerá no dia 8 de maio, das 8h30 às 17h, no auditório da sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O evento é realizado pelo MPDFT em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe/DF).
O encontro é voltado para servidores da SEEDF, professores da rede pública e privada, estudantes de pedagogia e demais cursos superiores, além de servidores e membros do MPDFT. A ação educacional tem como objetivo capacitar profissionais da educação na implementação de práticas inclusivas nas escolas, visando a garantir o acesso e a participação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e contextos.
A ação visa garantir o acesso e a participação de todos os estudantes na escola, independentemente de suas habilidades e contextos.
Os interessados devem inscrever-se até o dia 5 de maio. Esse encontro possibilitará uma troca de experiências capaz de melhorar a formação dos professores e potencializar o aprendizado e o desenvolvimento de todos os alunos, promovendo um ambiente escolar mais justo e acolhedor.
Inclusão
Este ano, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) completa dez anos. Entre os avanços conquistados pela legislação, está a obrigação de que as instituições de ensino ofereçam atendimento adequado e recursos de acessibilidade para todos os estudantes.
Nos últimos anos, a discussão sobre a inclusão educacional ganhou destaque e refletiu a necessidade de um sistema educacional mais plural e diverso, que ofereça oportunidades equitativas para todos. A educação inclusiva é um direito que visa a garantir o acesso dos estudantes a uma aprendizagem de qualidade, respeitando suas singularidades e promovendo a diversidade nas escolas.