15.9 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoSEEDF apresenta resultados da ProvaDF às Regionais de Ensino

SEEDF apresenta resultados da ProvaDF às Regionais de Ensino

Publicado em

Encontros orientam os profissionais a promover intervenções pedagógicas

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

Com o objetivo de fortalecer as estratégias de melhoria da aprendizagem na rede pública de ensino do Distrito Federal, representantes da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) apresentam os resultados da ProvaDF 2024 às Coordenações Regionais de Ensino (CREs). As visitas técnicas às CREs para a divulgação dos resultados acontecem desde a última semana e vão até o final de maio. As Regionais de Planaltina, Sobradinho, Guará, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Plano Piloto e Santa Maria já receberam a ação.

 

Aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), a ProvaDF é uma avaliação censitária, que envolve estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Em 2024, mais de 58 mil alunos da rede pública participaram da aplicação no final do ano.

 

A prova avaliou o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, possibilitando uma análise detalhada dos avanços e dos desafios educacionais. A apresentação dos dados às Coordenações Regionais é parte fundamental do processo de devolutiva, assegurando que as informações cheguem às unidades escolares de forma clara e estratégica.

 

Antes das visitas técnicas, os resultados foram apresentados em evento realizado no Auditório Neusa França, na sede da Secretaria. “Apresentamos os resultados gerais do ponto de vista da SEEDF, mas vamos a todas as regionais detalhar o desempenho de cada escola”, explicou a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Francis Ferreira.

ProvaDF 2025

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da avaliação como ferramenta essencial para o aprimoramento das políticas públicas educacionais. “O nosso guia nas políticas públicas é a avaliação. Ela recalcula a rota, é um norte para sabermos como melhorar a cada ano”, afirmou.

 

Hélvia anunciou a implementação de um novo incentivo para as escolas que participarem da ProvaDF 2025. “Este ano, as escolas do Distrito Federal com turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio vão receber uma parcela extra do PDAF se atingirem 80% de participação dos alunos. Vamos premiar quem alcançar essa meta para motivá-los, porque sem os 80% não temos um retrato real da nossa rede”, explicou.

Resultados e análise

 

 

Os dados da ProvaDF 2024 indicam que a maioria dos estudantes do 2º ano apresentou desempenho satisfatório em língua portuguesa e matemática. As médias de proficiência foram classificadas como “adequadas” em ambas as áreas. Em matemática, 48% dos alunos atingiram o nível adequado, e outros 10% alcançaram o nível avançado. Já em língua portuguesa, 34% demonstraram proficiência adequada e 21% chegaram ao nível avançado, evidenciando avanços importantes nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Nos anos seguintes, os resultados demonstram a necessidade de maior atenção. No 5º ano, a média de proficiência em língua portuguesa ainda se manteve no nível adequado, com 40,4% dos estudantes nesse patamar. No entanto, em matemática, o desempenho caiu: apenas 35% alcançaram o nível adequado, e 10% o avançado, situando a média geral no nível básico.

 

A plataforma para análise dos dados é muito intuitiva e permite que cada gestor, escola e professor visualize os dados completos de sua responsabilidade, chegando ao nível individual de cada estudante. Segundo a subsecretária Francis, o sistema também apresenta mapas de calor, que facilitam a identificação das habilidades que precisam ser reforçadas, possibilitando intervenções pedagógicas mais precisas.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar