Experiência integra a agricultura familiar à merenda e ganha destaque internacional
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
Na última terça-feira (20), a Coopindaiá, cooperativa de agricultores familiares localizada no Núcleo Rural Monjolo, no Recanto das Emas, sediou um evento internacional que reuniu delegações de aproximadamente 40 países africanos. Entre as autoridades presentes, destacaram-se os ministros da Agricultura do Senegal, Dr. Mabouba Diagne, o ministro brasileiro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Fernanda Costa Melo.
O encontro teve como foco a construção de um pacto de fortalecimento da agricultura familiar, com destaque para o papel estratégico da SEEDF na articulação institucional e na promoção de políticas públicas que aliam educação, segurança alimentar e desenvolvimento rural. A parceria entre a cooperativa e a Secretaria de Educação fortalece iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo alimentos frescos e saudáveis para os estudantes, ao mesmo tempo em que gera renda para famílias agricultoras do DF e entorno.
“Hoje temos contratos com 15 cooperativas e 33 produtos da agricultura familiar. Só com a Coopindaiá, adquirimos muçarela e manteiga de excelente qualidade, que reforçam a alimentação dos nossos mais de 450 mil estudantes”, afirmou a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, Fernanda Mateus.

Potencial transformador
O evento também foi espaço para intercâmbio de experiências e apresentação de propostas voltadas à expansão da agricultura familiar, como a implementação de tecnologias sustentáveis, a exemplo de painéis solares, melhoria genética e ampliação do acesso a programas de crédito como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Com a presença de representantes de nações africanas e autoridades brasileiras, a atividade reafirma o potencial transformador das parcerias entre o campo e a escola.