25.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoSEEDF apresenta iniciativa em aula magna de Governança

SEEDF apresenta iniciativa em aula magna de Governança

Publicado em

Carreta CME é destaque em inovação aplicada ao atendimento à população

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participou, na última quinta-feira (26), da aula magna de Governança de Serviços, promovida pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). O evento reuniu órgãos do Executivo para a apresentação de soluções inovadoras voltadas aos desafios do setor público.

 

A solenidade contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; do controlador-geral do DF, Daniel Lima; da subcontroladora de Governança da CGDF, Cecília Fonseca; e do subdefensor público-geral, Fabrício Rodrigues. Com mais de 100 servidores do GDF já capacitados, a oficina de Governança de Serviços está atualmente em sua quinta turma.

Carreta Cartão Material Escolar

 

Um dos destaques do encontro foi a apresentação de uma iniciativa desenvolvida por servidores da Educação durante a primeira turma da oficina de Governança: a Carreta do Cartão Material Escolar (CME). A ação percorre as regionais de ensino para ouvir diretamente a comunidade sobre o Programa de Benefício Educacional-Social (PBES), esclarecer dúvidas, além de receber sugestões e reclamações.

 

A proposta surgiu a partir do programa Defensoria nas Escolas, uma parceria entre a SEEDF e a Defensoria Pública do DF (DPDF), e, desde 2024, já passou por cidades como Sobradinho, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, São Sebastião, Samambaia, Ceilândia, Recanto das Emas e Taguatinga. A secretária Hélvia Paranaguá destacou a importância da integração entre os órgãos do GDF.

 

É preciso pensar coletivamente e trabalhar em equipe com as demais estruturas que compõem o GDF. É uma vitória para nós reduzirmos absurdamente as ouvidorias de um programa tão bacana como o Cartão Material Escolar!”, afirmou.

 

O grupo responsável pela proposta, formado pelas servidoras da Educação Thamires Linhares (Ouvidoria), Ana Carolina Rocha (Assessoria de Comunicação – Ascom), Evelyne Queiroz (ouvidora) e Rogério Moreira (Assessoria de Governança e Gestão Estratégica – Asgov), identificou a alta demanda de manifestações sobre o CME como ponto de partida para a elaboração do projeto.

 

A ideia foi olhar para o tema mais recorrente na Ouvidoria, que era o CME. Mesmo com a divulgação nas redes sociais e no site, muitas famílias ainda não têm acesso à internet ou celular. A proposta da carreta surgiu para nos aproximar dessas pessoas, e deu certo”, explica Thamires.

 

Os resultados comprovam o impacto da ação: o número de manifestações relacionadas ao CME caiu de 9.648, em 2024, para 6.996, em 2025. Já as reclamações despencaram de 3.956 para apenas 548.

Inovação aplicada à prática

 

Durante a aula magna, foi lançado o Polaris, um método que fortalece a governança ao incentivar a implementação de políticas públicas resolutivas, sistêmicas e inovadoras. Entre os objetivos da iniciativa, estão: criar pontes entre quem executa, quem decide e quem é impactado pelas políticas públicas; desenvolver competências técnicas e comportamentais; estimular o protagonismo dos servidores; transformar desafios reais em soluções sustentáveis e gerar impacto direto na governança e na gestão pública.

 

A subcontroladora de Governança da CGDF, Cecília Fonseca, e a chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos, Fernanda Oliveira, conduziram a aula e destacaram a relevância do momento.

 

A aula magna é o espaço em que os projetos desenvolvidos em sala são apresentados às lideranças. É onde as ideias ganham voz e há chance de se tornarem políticas públicas. Já colhemos frutos, quando os ex-alunos das turmas de 2023 e 2024 implementaram soluções reais, e a Educação é um exemplo”, afirmou Cecília.

 

 

A chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da CGDF, Fernanda Oliveira, reforçou que o Polaris é um laboratório vivo de inovação. “Unimos metodologias como Design Thinking, atendimento ao cidadão e ferramentas de gestão.”

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar