Publicações “Com Censo” e “Com Censo Jovem” fomentam a iniciação científica
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
As revistas Com Censo e Com Censo Jovem, publicações da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), foram destaque na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 21 e 26 de outubro. Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento reuniu pesquisadores e projetos de fomento à ciência de todo o Brasil.
A participação comprovou a relevância da Com Censo Jovem, que desde 2022 promove a iniciação científica na educação básica. A publicação funciona como um veículo para divulgar artigos e relatos de experiências escritos pelos próprios estudantes sob a orientação de seus professores. Dessa maneira, o estímulo à pesquisa na rede pública é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens e para incentivá-los a tornarem-se futuros pesquisadores.
A professora de língua portuguesa e editora-chefe da Com Censo Jovem, Bárbara Boaventura, reforça a influência do periódico para estimular a produção científica, especialmente entre o público mais jovem. “A revista é um veículo vanguardista de promoção da ciência no Brasil, visto que poucas publicações no país oferecem aos jovens a oportunidade de serem autores de textos acadêmicos”, destaca a educadora.
Formação de educadores

Paralelamente, a Revista Com Censo, que é publicada desde 2014, foca na produção científica de professores e pesquisadores de todo o Brasil. A iniciativa valoriza a produção acadêmica e contribui para a formação continuada dos educadores, divulgando dossiês temáticos relevantes para o campo da Educação. A publicação já conta com 42 edições e foi avaliada com Qualis B1 pela Capes, refletindo a seriedade e o valor acadêmico das produções científicas do periódico.
As edições de ambas as revistas estão disponíveis para acesso no portal de periódicos da SEEDF.

