“Prazer em te conhecer!”, de Cinthia Cortes e Renata Leal, aproxima crianças da alfabetização de forma lúdica
Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
Uma manhã com música, poesia e rima na Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Guará. Nesta sexta-feira (15), foi celebrada a cerimônia de lançamento do livro Prazer em te conhecer!, idealizado pelas servidoras Renata Leal e Cinthia Cortes para o Programa Alfaletrando, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A obra une história, ilustrações e recursos lúdicos para transformar o aprendizado em uma experiência mágica na alfabetização dos alunos.
A protagonista da obra é a Alfaletrinha, personagem que convida as crianças a embarcar em uma jornada divertida e cheia de descobertas pelo universo das letras. A história, rimada e de fácil compreensão, foi pensada para tornar o aprendizado mais significativo, unindo recursos visuais e auditivos a momentos lúdicos que estimulam a imaginação.

A alfabetização é a base do sucesso de uma criança e, por isso, nossa rede 100% inclusiva trabalha com todas as deficiências. É uma alegria enorme ver iniciativas como essa florescerem aqui no DF e inspirarem outras redes do país.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, prestigiou a cerimônia e falou sobre o compromisso da rede com a inclusão e a alfabetização. “Estou muito feliz por essa iniciativa importante e necessária para a educação do Distrito Federal. A alfabetização é a base do sucesso de uma criança e, por isso, nossa rede 100% inclusiva trabalha com todas as deficiências. É uma alegria enorme ver iniciativas como essa florescerem aqui no DF e inspirarem outras redes do país”, afirmou.
A coordenadora do programa Alfaletrando na CRE Guará e autora do livro, Cínthia Cortes, explicou que a obra nasceu a partir do diagnóstico das fragilidades da alfabetização identificadas nas escolas do Guará.
“O livro surgiu da necessidade que identificamos ao analisar os resultados de avaliações de larga escala, como a prova de alfabetização aplicada no fim do ano. Pensamos em um material que o professor pudesse usar diretamente em sala de aula, com palavras simples, visual atrativo e todo rimado”, explicou.

Brincar e aprender
O projeto também contou com a participação do professor da Escola Classe (EC) 01 da Estrutural e ilustrador do livro, Alexandre Pessoa. O docente falou sobre o processo criativo da obra, que foi inspirado nas necessidades de sua turma do 2º ano do ensino fundamental.
“Quando recebi o convite, pensei no que os meus alunos mais precisavam, e coloquei todo o meu propósito no projeto. Desenvolvi a boneca do jeito que a Cinthia queria, mas sempre pensando em maximizar a alfabetização da minha turma e de todas as crianças”, explicou. Para o docente, o papel da ilustração é fundamental no aprendizado. “Às vezes, a imagem conta mais histórias do que o próprio texto, porque permite que a criança imagine situações além do que está escrito”, completou.
Lúdico e interativo
Além do livro, foram criados jogos, músicas, boneca e desenho animado, todos protagonizados pela personagem Alfaletrinha. Cada uma das 14 unidades escolares do Guará que atendem o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) receberá um kit com o livro, jogos e um QR Code para acessar as canções. A personagem também visita as escolas, aproximando as crianças da história e incentivando o hábito da leitura, mesmo em um cenário marcado pelo uso intenso das telas e das redes sociais.
Para a autora e articuladora regional do Alfaletrando no Guará, Renata Leal, o livro e os materiais do projeto ajudam a tornar o processo de alfabetização mais lúdico e próximo da realidade das crianças.
“Existe uma quebra muito grande da educação infantil para o ensino fundamental, e precisamos manter a ludicidade também nessa etapa. Eles ainda são crianças e precisam desse estímulo”, destacou. Além do livro, a iniciativa conta com um podcast voltado para professores, jogos de trilha e até uma versão no Roblox.
Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e acesse as músicas da Alfaletrinha!