Iniciativa desenvolvida na Escola Classe 03 integra áreas do conhecimento e incentiva a leitura, o teatro e as artes
Por Thays de Oliveira, Ascom/SEEDF
Na última quinta-feira (30), a Escola Classe 03 do Paranoá (EC) 03 apresentou a peça Peter & Wendy, marcando a culminância do projeto Entre raios e trovões, eis o furacão. Reconhecida como prática exitosa da rede pública de ensino do Distrito Federal, a iniciativa destaca-se por integrar arte, sustentabilidade e tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.
A vice-diretora, Noelia da Silva Souza, ressaltou o orgulho da equipe pelo reconhecimento do trabalho feito ao longo do ano. “Sentimo-nos lisonjeados em ter o nosso projeto aprovado como prática exitosa. Essa ação, idealizada pela professora Iara Vidal, faz parte do nosso Projeto Político-Pedagógico (PPP), construído com a participação de pais, professores e servidores. É uma alegria ver que o nosso trabalho está fazendo a diferença”, afirmou a vice-diretora.

A professora Iara Vidal explica que a proposta tem caráter interdisciplinar. Em sua segunda edição, a iniciativa integrou diversas áreas do conhecimento e incentivou a leitura, o teatro, as artes e a dança.
“É um projeto que vem sendo desenvolvido desde fevereiro, em que trabalhamos com diversas disciplinas, tais como português, matemática, geografia, ciências e artes, unindo o conteúdo pedagógico à criatividade da literatura e das artes cênicas. O objetivo é construir o aprendizado de forma prazerosa, significativa e integrada à realidade dos estudantes”, conta.
Nas aulas de leitura, a docente criou a “roda de leitura semanal”, em que as crianças exploravam livros e levavam para casa uma “bolsa mágica” repleta de obras, registrando suas descobertas em cadernos de meia pauta. Já em ciências, a professora abordou o Sistema Solar de forma lúdica, relacionando o universo fantástico de Peter Pan com conceitos astronômicos. As turmas construíram maquetes e até uma mão biônica, inspirada no personagem Capitão Gancho, unindo sustentabilidade, culture maker e tecnologia.
Peça teatral
A parte mais aguardada pelos estudantes, a peça teatral Peter & Wendy, foi preparada em quatro meses de ensaios e contou com a participação de 30 atores, entre alunos do 2º e 3º ano, e professores da escola. Durante as aulas de interpretação, dança e teatro, foram abordados temas como inclusão, amizade, cooperação, apoio aos colegas mais tímidos e a valorização de todos os papéis no processo artístico e educativo.

O estudante Pedro Miguel da Silva, de 9 anos, interpretou o papel de Peter Pan e conta que gostou da parte das lutas e aventuras da peça. Entre cenas cheias de movimento, ele aprendeu muito mais do que atuar.
“O que eu mais gostei foi da parte das lutas. A gente passa por muitas aventuras, dança e aprende a perder o medo e a vergonha. Eu aprendi a atuar e interpretar”, disse. “Também fiz novas amizades, comecei a conversar com colegas que eu não falava tanto antes, e isso foi muito legal”, relatou Pedro Miguel.
Aylla Ferreira, 9 anos, fez a Wendy e destacou o quanto a leitura a ajudou a se preparar para o espetáculo. “O que eu mais gostei foi de desenvolver a leitura. Essa foi a minha primeira apresentação grande, de uma hora. Eu gostei muito”, disse, orgulhosa. Para Aylla, a experiência no palco foi uma oportunidade de superar desafios e ampliar laços com os colegas. “Eu aprendi a dançar, a atuar e até a cantar um pouquinho. Fiz novas amizades e foi muito legal”.
Já Chiara Moraes, 9 anos, interpretou a fada Sininho e contou que o momento mais marcante para ela foram as cenas de dança. “O que eu mais gostei foi dançar. A Aylla e eu viramos amigas. Fiquei muito feliz por ter sido escolhida para ser a Sininho, que era a personagem que eu queria”, afirmou.

