Vencedores de concurso de desenho tiveram obras de arte estampadas em muro da CRE da cidade
Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
Tinha tudo para ser um simples muro de 20 metros que corta o Setor de Educação de Planaltina. Mas não era apenas um muro. A estrutura de concreto se tornou uma verdadeira exposição de 14 obras de arte elaboradas por alunos da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Planaltina. A inauguração dos desenhos e frases dos estudantes no muro foi na manhã desta quinta-feira (6), durante animada cerimônia entre professores e educandos.
O material que agora estampa o muro da CRE Planaltina foi selecionado a partir do concurso Frase e Desenho, que envolveu estudantes das 66 escolas públicas da região. As obras não apenas embelezam o ambiente escolar, mas também inspiram a comunidade com as reflexões sobre o tema proposto na competição: “O que é a felicidade?”
O desafio de levar os desenhos dos vencedores da folha de papel ao muro de maneira fidedigna ficou a cargo do artista da cidade Lázaro Augusto Ferreira, conhecido como Gugu.
❝ Sabemos que o desenho desenvolve habilidades emocionais e artísticas. Já a frase demonstra o sentimento e mostra que somos pensantes.❞ Raíssa Monteiro, coordenadora da Regional de Ensino de Planaltina |
“A ideia partiu de uma reforma que fizemos na CRE, e queríamos representar uma janela de sentimentos dos nossos estudantes”, explica a coordenadora da Regional de Ensino de Planaltina, Raíssa Monteiro. “Após elegermos os vencedores, o artista levou cinco dias para copiar o material no muro. Foi necessário projetar as obras de arte em tamanho real para que ele pudesse pintar de maneira mais idêntica possível.”
O que é felicidade?
Para Ana Júlia Félix, 10, aluna da Escola Classe 16 de Planaltina, a resposta a essa pergunta estava na ponta da língua: “Temos o costume de ficar alegres com bens materiais, mas a gente tem que prestar atenção nas pequenas coisas da vida, que são as mais importantes”.
A estudante prosseguiu com seu relato: “Eu fiz um desenho de uma menina como se estivesse em uma floresta, e ao fundo tinha uma casa para ela, em aquarela. A menina está apreciando a paisagem. Eu gosto muito da natureza, e meu sonho é ser veterinária. Eu quis trazer isso”.
Aluna do 5º ano do CEF JK, Lara Elisangela Nunes, 10, também foi uma das vencedoras do concurso. Ela quis representar grandes obras e monumentos artísticos em seu desenho. “Eu gosto muito de artes e coisas famosas, então desenhei a Monalisa, o Cristo Redentor e uma cidade que eu criei”, descreveu. “A alegria de ter ganhado o concurso é tão grande que não consigo falar em palavras. Eu amo desenhar e a possibilidade de criar”.
Mais do que um passatempo
Para além de uma simples atividade artística, desenhar é uma boa ferramenta para o desenvolvimento holístico das crianças. A prática desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo das crianças, proporcionando uma plataforma para expressão criativa, desenvolvimento de habilidades motoras finas e estímulo à imaginação.
Quando uma criança desenha, está explorando cores, formas e texturas, estimulando o pensamento visual. O ato de desenhar também promove a concentração e a atenção, ajudando os pequenos a aprenderem a focar uma tarefa por um período prolongado.
“Sabemos que o desenho desenvolve habilidades emocionais e artísticas”, observou a coordenadora da Regional de Ensino de Planaltina, Raíssa Monteiro. “Já a frase demonstra o sentimento e mostra que somos pensantes. Planaltina com certeza fica mais colorida, com traços e cores que a gente consegue demonstrar como os estudantes são importantes para nós. Esses 14 vencedores representam um universo diverso com suas particularidades.”