24.2 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoInscrições para o programa Pontes para o Mundo começam nesta terça-feira (13)

Inscrições para o programa Pontes para o Mundo começam nesta terça-feira (13)

Publicado em

 

Alunos interessados devem ter fluência em inglês e estar matriculados na rede pública no 2º ano do ensino médio

Por Monalisa Silva, Ascom/SEEDF

 

 

Estão abertas, a partir desta terça-feira (13) até 22 de maio, as inscrições para a vivência acadêmica internacional Pontes para o Mundo 2025, iniciativa do Governo do Distrito Federal, promovida pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A seleção é destinada a 100 estudantes do ensino médio regular e do ensino médio integrado ou concomitante à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) matriculados na rede pública de ensino.

 

As inscrições devem ser feitas na própria unidade escolar em que o interessado estuda. O cadastro será realizado pelo secretário escolar da unidade educacional. É obrigatório fornecer no ato da inscrição o e-mail e o número do Registro do Estudante (matrícula). Todas as informações necessárias para efetuar o cadastro constam no edital de inscrição.

 

O intercâmbio terá duração entre 13 e 16 semanas, e consiste na participação imersiva do estudante em instituições educacionais de países cuja língua oficial é o inglês: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Será considerando o calendário local e as especificidades dos países de destino para definir a rotina dos estudantes selecionados.

 

Serão disponibilizadas 100 vagas para a vivência acadêmica internacional, sendo 30 para alunos do ensino médio e 70 para os da Educação Profissional Tecnológica, distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF. A divisão será proporcional ao percentual de matrículas das escolas da rede pública de ensino que compõem cada uma das CREs.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, reforça a relevância do programa para o futuro dos participantes. “Eu vivi a experiência de um intercâmbio e sei o quanto isso pode transformar uma vida. Fico muito feliz em ver que nossos estudantes também terão essa oportunidade. Não é só aprender outro idioma, é crescer, enxergar o mundo de outra forma e abrir caminhos para o futuro.

 

Processo seletivo terá duas etapas

 

 

 

A inscrição no certame será efetuada em duas etapas, sendo a primeira o envio de documentação como o histórico escolar, com a comprovação de matrícula ativa na 2ª série do ensino médio em 2025, acrescida das médias escolares dos componentes curriculares da Formação Geral Básica e percentual de frequência do estudante em 2024, juntamente com o nome da escola em que a 1ª série foi cursada, que servirá como critério eliminatório. Os documentos devem ser digitalizados e salvos em formato PDF, conforme o edital.

 

Acesse e faça a sua inscrição

PROGRAMA PONTES PARA O MUNDO

 

Recomenda-se o envio da documentação, de forma legível, completa e com prudente antecedência, uma vez que a SEEDF e a coordenação do Programa Pontes para o Mundo não se responsabilizarão por aqueles não recebidos ou com identificação comprometida em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos da internet.

 

Além desses requisitos, o estudante deve ter idade entre 16 e 18 anos (incompletos) até a data do retorno ao Brasil; ter obtido média mínima 6 em todas as disciplinas cursadas na 1ª série do ensino médio e ter frequência mínima de 80% no ano letivo de 2024.

 

A segunda etapa da seleção consiste em uma prova de conhecimentos linguísticos e comunicativos em língua inglesa que será aplicada presencialmente, com caráter classificatório. Nela, serão avaliadas quatro competências linguísticas (escuta, fala, leitura e escrita), alinhadas ao Quadro Europeu Comum de Referência para línguas estrangeiras, com nível e descritores entre A1 e B2.

 

Resultados 

 

O resultado da seleção será divulgado no site da SEEDF, conforme o cronograma divulgado no edital de seleção.

 

O coordenador do programa, David Nogueira está entusiasmado com o início do processo seletivo. “Mais do que uma oportunidade de intercâmbio acadêmico, esta é uma experiência de formação integral, que valoriza a trajetória dos nossos jovens, amplia horizontes e fortalece a educação profissional e o ensino médio como vetores de transformação social. Buscamos estudantes comprometidos, curiosos e dispostos a ter uma vivência internacional marcante”, apontou.

 

Ao final da vivência acadêmica internacional, o discente receberá uma certificação da instituição em que cursou as atividades escolares, por meio do Programa Pontes para o Mundo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected], de segunda a sexta-feira, sendo respondidas em até dois dias úteis.

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar