Candidatos podem usar a nota de uma das últimas cinco edições do Enem
Da Redação, Ascom/SEEDF.*
Interessados em estudar em uma universidade pública e gratuita têm até este domingo (18) para fazer a inscrição em um dos 17 cursos superiores da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).
A inscrição é feita somente pela internet, neste endereço eletrônico. Assim como nos anos anteriores, a seleção dos candidatos será feita com base na nota de uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ― 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. A nota a ser considerada ficará a critério do candidato.
O edital do processo seletivo estudantil de 2025 da UnDF foi lançado em 30 de abril, trazendo como novidade a oferta de vagas para três novos cursos: psicologia, nutrição e economia.
Cursos e vagas
Para o processo seletivo deste ano são ofertadas 740 vagas distribuídas entre os seguintes cursos: pedagogia, matemática, engenharia de software, sistemas de informação, gestão ambiental (matutino/vespertino), produção cultural, serviço social, gestão pública, gestão da tecnologia da informação, letras-inglês, atuação cênica, letras-português (matutino/noturno), dança, ciência da computação, psicologia, nutrição e economia.
De acordo com o edital, os candidatos poderão concorrer nas modalidades ampla concorrência (30% das vagas) e sistemas de cotas, contemplando estudantes de escolas públicas (40%) e pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA), pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas (30%).
“O nosso objetivo institucional é fortalecer a educação pública superior distrital. A universidade está ofertando vagas para 740 novos estudantes, assegurando sistema de cotas para estudantes. Desejamos contribuir fortemente para a transformação da realidade educacional e socioeconômica do DF e Ride (Região Integrada de Desenvolvimento)”, destaca João Felipe de Souza, presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo para o Ingresso de Estudantes (Copsie).
Todos os candidatos serão classificados conforme seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Após essa etapa, os candidatos que têm direito às cotas e que não alcançarem nota para ingresso por ampla concorrência, passarão a concorrer às vagas reservadas pelos demais sistemas de cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de políticas de ações afirmativas para acesso ao ensino superior.
*Com informações da UnDF