27.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoHomenagem reforça liderança na educação de superdotados no DF

Homenagem reforça liderança na educação de superdotados no DF

Publicado em

Pesquisador Joseph Renzulli recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UnB

Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

 

 

O professor Joseph Renzulli, um dos maiores especialistas do mundo em educação para estudantes com altas habilidades e superdotação (AH/SD), recebeu uma homenagem pelo impacto de suas ideias, que há mais de 20 anos orientam o atendimento educacional no Distrito Federal. Nesta quarta-feira (10), ele foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília (UnB).

 

Antes do trabalho de Renzulli, o atendimento educacional a alunos com altas habilidades e superdotação no Brasil era baseado quase exclusivamente no Quociente de Inteligência (QI) elevado. O educador mudou essa perspectiva ao desenvolver a Teoria dos Três Anéis, que define a superdotação como a combinação de três fatores: habilidades acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa.

 

A professora da UnB Renata Muniz explica que as teorias de Renzulli, especialmente o modelo dos três anéis, fundamentaram todo o atendimento. “Ele ampliou essa visão, que antes era muito focada apenas no aspecto intelectual, e passou a incluir também o engajamento e a criatividade.”

 

A implementação das ideias de Renzulli no DF está ligada à trajetória da professora Denise de Souza Fleith, da UnB, atual presidente do World Council for Gifted and Talented Children (Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas). Ela foi orientanda de Renzulli durante o doutorado na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, onde estudou por quatro anos na década de 1990, no Renzulli Center, um dos maiores centros de pesquisa sobre altas habilidades do mundo.

 

Ao retornar ao Brasil em 1999, Fleith reencontrou a professora Marília Guimarães, que coordenava o atendimento a estudantes superdotados na Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF). Dessa parceria, nasceu a decisão de adotar na capital o modelo teórico de Renzulli. Desde o início dos anos 2000, esse modelo é a base do atendimento oferecido pela SEEDF.

 

Em seu discurso, Renzulli destacou o protagonismo brasileiro no cenário internacional: “Gostaria de agradecer à minha ex-estudante, Denise Fleith, por ser uma líder internacional em educação e por fazer do Brasil um dos países mais ativos do mundo na oferta de serviços para estudantes talentosos.”

FORMAÇÃO DOCENTE

 

Tanto os cursos regulares oferecidos pela Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da SEEDF, quanto os cursos de formação para professores da rede pública de todo o país, oferecidos pela UnB, têm seus conteúdos baseados nas teorias de Renzulli. Segundo Denise Fleith, esse é um trabalho de longa duração.

 

“Desenvolvemos ações de formação inicial e continuada. Muitos professores e psicólogos que atuam no atendimento fizeram mestrado e doutorado conosco. Desde que o modelo do Renzulli foi introduzido na rede, já se passaram quase 26 anos, e essa parceria continua.”

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar