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Estudantes de altas habilidades publicam coletânea literária

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Obra reúne produções de alunos da Sala de Recursos de Linguagens do CEMAB

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

 

Estudantes com altas habilidades da sala de recursos do Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) de Taguatinga lançaram, nesta terça-feira (11), o livro “Entre verso, prosa e sonhos: viagens que só a escrita permite”. A obra é uma coletânea de produções literárias dos próprios alunos. O livro reúne mais de 40 produções textuais de 28 estudantes-autores. O evento de lançamento ocorreu no espaço cultural do Alameda Shopping, em Taguatinga, que possui parceria com o CEMAB para sediar eventos educacionais e culturais.

 

Organizado pela professora Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi, com o apoio das professoras itinerantes Priscila Eduardo e Marta Mendes, o lançamento foi prestigiado por famílias, professores e representantes da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) e da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga. Os próprios estudantes-autores abrilhantaram o evento com apresentações de balé, flauta e um sarau de poemas autorais.

 

Manuela de Andrade Montenegro, 12 anos, estudante do CEMAB e uma das autoras, descreveu a escrita como uma ferramenta de autogestão emocional. “O livro libera raiva, medo, não necessariamente sentimentos ruins, mas ele me deixa muito aliviada. Eu amo fazer poema, é uma forma que tenho de liberar meus sentimentos. Desde pequena, minha paixão é escrever”, destacou.

 

Ela também comentou sobre o desafio da produção: “Eu amei a produção do livro. Foi muito difícil particularmente, todos os dias tivemos que estar em determinado horário, tivemos que organizar a sala, fazer as coisas. Mas eu gostei muito de participar”, complementou a estudante.

 

Autoaceitação

 

Quando perguntada sobre sua produção preferida, Manuela exaltou o texto da irmã mais velha, Isabela de Andrade Montenegro, 16 anos, também coautora da coletânea. A prosa “Meu mundo azul” narra, em tom autobiográfico, a jornada de autoaceitação e empoderamento de uma jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), encerrando com o trecho: “Hoje eu percebo que uma onda pode até me derrubar, mas ainda sou capaz de me levantar! Viva o autismo!”.

 

Manuela também destacou suas próprias produções: “Mente de altas habilidades”, que narra seu reconhecimento como estudante de altas habilidades a partir de uma amizade de escola, e um poema sobre sonhos e a construção de um mundo com mais compaixão, “O sonho não compreendido”.

Metodologias que potencializam mentes

 

 

As salas de recursos para estudantes de altas habilidades são ambientes educacionais que visam a potencializar o desenvolvimento dos alunos a partir de suas inclinações e aptidões. “A partir da teoria e metodologia de Joseph Renzulli, atuamos em três frentes. Trabalhamos diferentes gêneros textuais, de acordo com as aptidões dos estudantes. É assumir um papel de mentora, de apoiar os estudantes de acordo com suas escolhas. Essas escolhas dizem mais do que o que está escrito, são os sentimentos”, afirmou a professora Conceição Guisardi, organizadora da coletânea.

 

A professora itinerante Marta Mendes defendeu a estratégia, destacando a importância do enriquecimento curricular. Segundo ela, as condições das salas de recursos proporcionam um desenvolvimento ímpar, permitindo um trabalho de tutoria e a construção de um ambiente propício ao aprendizado. “A abordagem dá suporte e protagonismo para que os estudantes se desenvolvam em suas áreas de preferência“, reforçou.

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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