22.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEstudantes da rede pública do DF retomam às aulas nesta segunda-feira (10)

Estudantes da rede pública do DF retomam às aulas nesta segunda-feira (10)

Publicado em

Secretaria de Educação do DF recebe cerca de 470 mil estudantes no primeiro dia de aula

Por Andressa Rios, Bruno Grossi e Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

 

A volta às aulas é um dos momentos mais aguardados do ano, tanto para os estudantes e suas famílias quanto para a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para o início de 2025, a Pasta se preparou com dedicação para receber cerca de 470 mil alunos, com um planejamento repleto de novidades e melhorias para a rede pública de ensino. O retorno às atividades escolares marca também a entrega de novos recursos, garantindo que todos os alunos tenham acesso a um aprendizado de qualidade.

 

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, visitou diversas escolas na manhã deste primeiro dia de aulas. “A educação é um dos alicerces fundamentais da nossa gestão, e trabalhamos incansavelmente para garantir que cada estudante tenha uma trajetória escolar de excelência. Para isso, ampliamos investimentos em infraestrutura, asseguramos uma alimentação de qualidade, fortalecemos o transporte escolar e valorizamos os profissionais da educação, que são essenciais para a formação de nossas crianças e jovens”, afirmou Hélvia.

 

Com o início das aulas, a SEEDF tem intensificado as entregas de recursos essenciais, como novos mobiliários e materiais pedagógicos, além de realizar a ampliação das unidades escolares. Atualmente, a rede pública de ensino do DF conta com 948 unidades, sendo 708 escolas públicas, 63 Centros Educacionais de Primeira Infância (Cepis), 76 Instituições Educacionais Parceiras (IEPs) e 101 instituições que atendem estudantes com Cartão Creche.

Visitas às escolas

 

 

Na manhã desta segunda (10), Hélvia esteve na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Ceilândia, que abrange 98 escolas e 11 Cepis, 7 IEPs e 21 instituições que atendem beneficiários do Cartão Creche. As visitas começaram pelo Centro Educacional (CED) 07, passando pelo Centro de Ensino Médio (CEM) 10 e terminando na Escola Classe (EC) 10 de Ceilândia. Apenas o CED 07 contabiliza 2.150 estudantes, atendendo ao ensino médio, fundamental, classes especiais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

A diretora da unidade escolar, Adriana de Barros, revelou as expectativas para o início do ano letivo de 2025. “Nós estamos muito ansiosos por esse novo ano letivo, acreditamos que será um ano muito promissor. O ano passado, trabalhamos bastante na questão pedagógica e conseguimos avançar. Tivemos uma melhora significativa no IDEB. Sabemos que isso não acontece de um dia para o outro, mas estamos construindo um processo sólido e estamos alcançando nossos objetivos“, afirmou.

 

A estudante Ana Alice Gomes Ferreira, de 17 anos, garantiu uma vaga no CED 07 e está animada para o ano letivo de 2025. “Por ser uma escola pública e cívico-militar, acredito que vai ser mais organizada”, afirmou Ana Alice, destacando a organização que observou já no primeiro dia de aula. Aluna do terceiro ano, ela se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e planeja seguir carreira em odontologia. “O curso de odontologia não é fácil, mas eu estou me preparando. Estudo desde o primeiro ano para o Enem e faço o PAS da UNB também“, contou.

Educação em tempo integral

 

A ampliação do ensino integral na rede pública do DF é uma das prioridades e desafios da Pasta para o ano de 2025. Um exemplo é a Escola Classe (EC) Chapadinha, em Brazlândia, que este ano passa a ofertar aulas em período integral, de 7h30 às 17h30.

 

A unidade recebeu os alunos com novas salas e um módulo para refeições. “Nós atendemos os filhos dos agricultores que trabalham na região rural da cidade, por isso sabemos da necessidade destas famílias em contar com uma escola em tempo integral”, comentou Jacirene Morais, diretora da escola, que oferecerá café da manhã, almoço, lanche e ceia para aproximadamente 280 alunos.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar