16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEscolas da rede pública celebram a Semana do Brincar entre os dias...

Escolas da rede pública celebram a Semana do Brincar entre os dias 19 e 23 de maio

Publicado em

Gincanas e atividades lúdicas fazem parte da programação do Centro de Educação Infantil 210 de Samambaia

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

 

Gincanas, contação de histórias, palestra e show de talentos fazem parte da programação do Centro de Educação Infantil (CEI) 210 de Samambaia para a Semana do Brincar 2025, que acontece entre os dias 19 e 23 de maio, em toda a rede pública de ensino do Distrito Federal. A ação também conta com a participação dos familiares durante as atividades, reforçando o compromisso com o desenvolvimento saudável e integral das crianças.

 

Estabelecida pela Lei Federal nº 13.257/2016 (Marco Legal da Primeira Infância), a Semana do Brincar tem grande relevância para o desenvolvimento das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida. A Lei estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância, de forma a incluir a participação da criança na definição das ações que lhe digam respeito, em conformidade com suas características etárias e de desenvolvimento.

 

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, a diretora do CEI 210 de Samambaia, Míriam Pereira, explica o objetivo de valorizar essa semana. “O nosso objetivo é realmente fazer com que as crianças vivenciem a infância delas. Trazer esse encantamento do período infantil, deixar um pouquinho de lado a tela do celular e fazê-las brincar e interagir entre si”.

 

A gestora ainda destaca a importância da participação dos pais e responsáveis na iniciativa. “No show de talentos, por exemplo, as famílias e as crianças mostram as suas habilidades. Ano passado, tivemos mágicos, bailarinas e ginastas. É um momento maravilhoso junto à comunidade”.

 

O Dia Internacional do Brincar também é celebrado neste mês, em 28 de maio. Essa data evidencia que o brincar é um direito assegurado pelo artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e também está previsto no artigo 227 da Constituição Federal de 1988, que assegura os direitos das crianças e adolescentes ao lazer e à cultura.

 

Desenvolvimento e autonomia

 

 

As datas incentivam as brincadeiras, o tempo de qualidade gasto nelas e o envolvimento dos familiares com as crianças, considerando que as atividades auxiliam no desenvolvimento físico, motor, emocional, social e cognitivo dos participantes. A vice-diretora da escola, Caroline Venâncio, mencionou algumas características que são trabalhadas ao longo da semana.

 

Liderança, autonomia, independência, sensibilidade. Nós procuramos trabalhar isso nas brincadeiras”, conta Caroline. A programação da escola para a Semana do Brincar é extensa e terá também gincanas com provas coletivas e individuais, contação de histórias com o professor da rede e escritor José Wrigell, show de talentos, oficina de confecção de brinquedos com materiais alternativos, musicalização e cantigas infantis, além de exposição de brinquedos.

 

A unidade também promoverá uma palestra com as famílias sobre o uso de telas e o seu impacto para o desenvolvimento das crianças na primeira infância e rodas de conversa sobre ganhar e perder.

 

Animação

 

Entusiasmada com a gincana, a professora de ensino infantil, Aline Oliveira, destaca a importância de trabalhar alguns sentidos dos estudantes. “A Semana do Brincar vem como um projeto lúdico muito importante para cada criança. A partir daqui, elas desenvolvem maior atenção, conseguem ouvir melhor os comandos da professora”. Como é o caso dos melhores amigos e xarás, Theo Santos, quatro anos, e Theo Alves, cinco anos. Empolgados, eles contam do que mais gostam de brincar.

 

O mais novo diz “Eu gosto de jogar bola e dar mortal! Adoro brincar várias vezes”. Já o mais velho complementa: “essa semana é boa, porque as crianças brincam juntas. Gosto mais de pega-pega e dar estrelinha”.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar