17.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEscola pública de Planaltina celebra Dia D do programa NaMoral

Escola pública de Planaltina celebra Dia D do programa NaMoral

Publicado em

Apresentações e inauguração do podcast da escola marcaram o evento no CEF 03

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

Para celebrar as atividades do projeto de cidadania NaMoral, realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Planaltina realizou nesta quarta-feira (20) o Dia D NaMoral. O evento, que contou com apresentações culturais dos alunos, marcou a inauguração do estúdio de podcast da escola, que tem como objetivo promover integridade, ética e cidadania por meio da comunicação.

 

O Dia D NaMoral é um momento especial em que as escolas públicas participantes realizam atividades e celebram o projeto. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, foi uma das convidadas presentes na comemoração. Também estiveram presentes no encontro, a promotora de Justiça do MPDFT, Luciana Asper; a deputada distrital, Paula Belmonte, a subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, a chefe da Assessoria Especial da Cultura de Paz nas Escolas da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, além de professores e outros servidores.

 

Fã do NaMoral, a secretária Hélvia Paranaguá falou sobre a importância do projeto na formação integral dos estudantes. “Estou muito feliz por mais uma vez celebrar essa iniciativa tão importante para os nossos alunos e professores. A escola é um espaço sagrado, onde não apenas se transmite conhecimento, mas também se ensinam valores, convivência e cidadania. Nosso compromisso é formar pessoas íntegras e tolerantes, capazes de transformar o país”, afirmou.

Podcast NaMoral

 

O destaque do dia foi a inauguração do estúdio Podcast NaMoral. O espaço, uma sala que antes funcionava como a “lojinha dos Virtuosos”, onde os alunos compravam utensílios como roupas e calçados, foi totalmente transformado em um ambiente moderno e tecnológico. Agora, conta com microfones, computadores, mesa de som e identidade visual personalizada do programa. A estrutura foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar da deputada distrital Paula Belmonte e com o apoio da promotora Luciana Asper.

 

 

Paula falou da importância do programa para fortalecer valores dentro da comunidade estudantil. “Esse programa fala de princípios como honestidade, respeito, dignidade e justiça, que nossa sociedade precisa cada vez mais. Para mim, é uma honra contribuir com uma iniciativa que vai marcar a educação do Distrito Federal”, afirmou.

Desenvolvimento pessoal

 

O estudante Lucas Eduardo dos Reis, de 15 anos, contou que participar do Podcast será uma experiência de aprendizado e desenvolvimento pessoal. “Vai ser um grande avanço para a gente, porque vai nos ajudar a crescer, ganhar maturidade e aperfeiçoar aquilo que aprendemos na escola. Nossa ideia é usar esse espaço para falar do nosso dia a dia e reforçar os princípios do programa”, explicou.

 

O professor e coordenador do NaMoral no CEF 03, Vitor Afonso, explicou que o programa vem para transformar a rotina escolar e contribuir para melhorar o desempenho dos alunos.

 

Esse projeto já existe há cinco anos e é o carro-chefe da nossa escola. Ele ajudou a colocar a unidade em tempo integral e trouxe muitos benefícios, como a melhora nas notas e no comportamento dos alunos. Agora teremos também uma cozinha funcional e, dentro do NaMoral, o podcast será um espaço para os estudantes produzirem conteúdo e entrevistarem membros da comunidade escolar”, disse.

Parceria que transforma

 

 

Criado em 2019, o NaMoral é uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Educação do DF. Utilizando ferramentas inovadoras, como a gamificação, o projeto transforma o processo de aprendizagem em uma experiência lúdica e reflexiva, capacitando os jovens a fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos.

 

O projeto, que integra a nova Lei nº 7.662/2025, sancionada em abril de 2025, vem para promover cidadania, integridade e aprendizado para os estudantes. A promotora de Justiça do MPDFT, Luciana Asper, ressaltou a importância da união de esforços entre diferentes instituições e destacou o papel da educação na formação de cidadãos íntegros.

 

É extraordinário vermos a Justiça, o Executivo e o Legislativo unidos para servir ao povo naquilo que ele mais precisa. Mais do que transmitir conteúdos, é essencial forjar corações, porque estamos formando líderes da integridade”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar