19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEncontro Sabor de Escola apresenta novidades no cardápio da rede pública

Encontro Sabor de Escola apresenta novidades no cardápio da rede pública

Publicado em

Live reuniu ex-campeãs do concurso para apresentar novos ingredientes da alimentação escolar

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

 

A combinação entre técnica e criatividade ganhou destaque, na sexta-feira (6), durante o 3º Encontro Sabor de Escola. Realizado na Escola de Sabores Oscar, na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), o evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Eape no YouTube e marcou um avanço na política de alimentação escolar do Distrito Federal, ao apresentar novos ingredientes e proteínas que passam a integrar o cardápio das mais de quinhentas mil refeições servidas diariamente nas unidades escolares.

 

Aproveitamos este espaço da Eape para criar uma escola técnica, que se tornou um nicho de trabalho não só para o mercado, mas também para a própria Secretaria. Nosso objetivo é formar profissionais qualificados, com uma compreensão profunda sobre nutrição e o valor dos alimentos”, reforçou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ao destacar a importância da escola para a comunidade escolar durante a live.

 

 

A merendeira Josilene Páscoa Santos, primeira campeã do concurso Sabor de Escola e representante da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Santa Maria, compartilhou como a formação mudou a sua visão sobre a cozinha no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 209. “Meu sonho é dar aula aqui na Escola de Sabores. O conhecimento que adquiri faz toda a diferença para conquistar o paladar das crianças. Ver a alegria delas ao comer é o que me motiva”, relatou emocionada.

 

Luz, câmera e sabor!

 

Durante a live, o público acompanhou o preparo de receitas que unem valor nutricional e boa aceitação pelos estudantes. O destaque foi o uso de produtos in natura, com a redução de alimentos processados, e a priorização da saúde dos alunos.

 

Assista!

 

 

Para a nutricionista e gerente de Planejamento Alimentar, Thalita do Carmo Pereira, a estratégia é clara: “O peito de frango e o patinho moído são cortes menos gordurosos, que vêm para oferecer maior variedade. Quanto mais produtos in natura inserimos, melhor é a qualidade biológica do que nossos estudantes consomem”, explicou.

Confira as combinações apresentadas

Proteína bovina: Acém em cubos refogado ao molho de tomate, acompanhado de macarrão parafuso ao alho e óleo, feijão, abóbora e pepino fresco.

 

Versatilidade do frango: filé de peito acebolado servido com arroz, feijão, beterraba e um inovador refogado de batata-doce.

 

Lanche nutritivo: patinho moído servido no pão, acompanhado de suco natural de abacaxi.

 

Sobremesas saudáveis: curau de milho-verde com canela e iogurte natural batido com mel, cereais e abacaxi picado.

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar