23.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEleições escolares complementares envolvem comunidade escolar na gestão democrática

Eleições escolares complementares envolvem comunidade escolar na gestão democrática

Publicado em

Ao todo, 271 escolas participaram do processo eleitoral, que escolheu novos gestores e conselheiros escolares

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

 

Na última quarta-feira (23), as eleições para diretores, vice-diretores e conselheiros escolares movimentaram 271 unidades de ensino da rede pública do Distrito Federal. Por meio da Comissão Eleitoral Central (CEC), a Secretaria de Estado de Educação do DF realizou a fiscalização das eleições em diversas escolas e garantiu a lisura e a equidade do processo eleitoral.

 

A presidente da CEC e chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (Asgov), Tânia de Ávila, explica que as eleições deste ano são complementares ao ano passado. “Elas visam recompor os conselhos escolares, e para a direção, 30 escolas estão participando. São escolas que foram inauguradas após o processo eleitoral do ano passado ou que não tiveram a chapa referendada“, explica Tânia, que coordenou um dos grupos que visitou as unidades escolares.

 

A formação do conselho é crucial para o funcionamento da escola, por isso estamos atuando intensivamente para efetuar essa recomposição“, complementa. Os conselheiros escolares, peças-chave na gestão democrática, são responsáveis por representar os interesses da comunidade e garantir que suas vozes sejam ouvidas.

 

Suas atribuições incluem a fiscalização dos recursos financeiros da escola, a definição de prioridades para melhorias no ambiente escolar e o apoio à implementação de projetos pedagógicos. Além disso, desempenham um papel fundamental no fortalecimento do diálogo entre a escola e a comunidade, promovendo transparência e colaboração, pilares fundamentais para uma educação de qualidade.

Participação

 

 

As eleições escolares são um instrumento democrático essencial para a comunidade escolar, envolvendo estudantes, pais, servidores na escolha de seus gestores e conselheiros. Dessa forma, todos podem participar das decisões que impactam diretamente o ambiente escolar e contribuir para o aprimoramento do direcionamento pedagógico. A participação ativa de todos fortalece a representatividade e promove uma maior integração entre os diferentes segmentos da escola.

 

Na Escola Classe (EC) 43 de Ceilândia, a votação ocorreu na biblioteca da escola, em um ambiente cuidadosamente preparado para receber a comunidade escolar. “Hoje, temos a alegria de contar com três chapas concorrendo à direção e vice-direção. Isso gera debate, desperta interesse pela escola e traz maior visibilidade ao processo”, destacou Ygor Leite, professor da escola.

 

Para o docente, isso incentiva a participação de todos, seja para conhecer as propostas de cada chapa ou para entender o que cada grupo pretende realizar pela escola. “Estamos todos mais envolvidos na construção da escola que desejamos, uma escola melhor, que cresce junto com os estudantes e se integra cada vez mais à comunidade”, avaliou.

Resultados

 

Das 30 escolas que estavam participando das eleições para eleger a equipe de direção da escola, 28 elegeram as chapas para diretor e vice-diretor. Além disso, foram eleitos 854 conselheiros neste ano.

 

Veja aqui os resultados

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar