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Educação e Saúde celebram práticas exitosas do Programa Saúde na Escola

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Evento é fruto de parceria entre Secretarias de Educação e de Saúde e destacou projetos inovadores da rede pública

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

 

Em uma iniciativa que reforça a parceria entre as políticas de Educação e Saúde no Distrito Federal, a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Secretaria de Saúde do DF(SES-DF) promoveram, na última quinta-feira (11), o II Fórum de Práticas Exitosas do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, realizado no auditório da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), reuniu coordenadores e equipes de ambas as pastas para celebrar e compartilhar ações integrativas bem-sucedidas implementadas nas escolas da rede pública.

 

O PSE, que completou 18 anos em 2025, é uma política nacional que já alcança quase 7 milhões de estudantes em 104 mil escolas brasileiras. No Distrito Federal, o programa tem papel central na aproximação entre escolas e unidades de saúde, instaurando um regime de colaboração que favorece a construção de ações conjuntas e sustentáveis.

 

A pactuação para o biênio 2025-2026 estabelece a execução de ações prioritárias, organizadas em eixos temáticos. Entre eles, cinco são obrigatórios: alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva; e saúde mental.

 

A saúde é fundamental para o processo de aprendizagem. Se a criança não estiver bem, ela não aprende. Por isso, é indispensável esse apoio das Unidades Básicas de Saúde e o fortalecimento de um pacto que consolida o ambiente escolar como um território de promoção da saúde e de transformação social”, destacou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, na abertura do evento.

Experiências de sucesso na saúde escolar

 

O Fórum contou com a apresentação de uma prática exitosa para cada uma das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), demonstrando a diversidade e a criatividade das ações desenvolvidas por profissionais de educação e saúde em diferentes regiões. Os projetos abordaram temas como saúde bucal, combate a doenças, inclusão e promoção da paz, refletindo o compromisso das comunidades escolares com o bem-estar dos estudantes.

 

O PSE tem essa característica singular de contribuir para a formação integral do estudante. É importante avançar na saúde do indivíduo como um todo — mental, física, emocional e social. A gente celebra ver a colaboração intersetorial, muitas vezes desafiadora, ter um sucesso tão expressivo. Isso reflete a capacidade e o compromisso não só dos órgãos, mas dos profissionais que atuam de ponta a ponta para assumir protagonismo e concretizar a transformação efetivamente”, afirmou Larisse Cavalcante, diretora de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante da SEEDF.

 

  

Confira os projetos apresentados por cada CRE:

 

CRE Brazlândia: Neslen Rosa Duarte – Apresentado por Neslen Rosa Duarte, Tatiana Tavares, Gabriela Ribeiro, Renata Primo Cardoso, Karoline Teles e Sóstenes Goulart.
CRE Plano Piloto: Na Escola e Na Vida: Saúde é Todo Dia – Apresentado por Juliana Cândida Pereira e Jaqueline Pimentel.
CRE Núcleo Bandeirante: Fortalecendo a comunicação com os alunos do PSE: o uso de ferramentas de gamificação – Apresentado por Liziane Pereira de Melo Alves e João Victor Souza Ferreira.
CRE Santa Maria: PSE-Saúde x Educação – Apresentado por Joelma Batista Soares e Natália Souza Gomes.
CRE Taguatinga: Piquenique Inclusivo: Afeto, Saúde e Conscientização no Ambiente Escolar – Apresentado por Adriany Leão e Patrícia de Queiroz O. de Melo.
CRE Paranoá: Educando Corações e Mentes para um mundo de Paz – Apresentado por Mariza Vitória Pivoto da Rosa.
CRE Guará: Projeto Vem Comigo – Apresentado por Márcia Delgado e Rita Rezende.
CRE São Sebastião: Semeando a Paz – Apresentado por Anne Ferreira.
CRE Gama: Vacinação na escola – Apresentado por Marisa Caixeta.
CRE Planaltina: Programa Saúde na Escola – Combate ao Aedes aegypti com os estudantes da educação infantil – Apresentado por Camila Reis.
CRE Ceilândia: Sexualidade na adolescência – Apresentado por Lucas Breno Santana Gomes.
CRE Samambaia: Projeto CUIDAR: Promoção da Saúde na Escola – Apresentado por Cristiane Sousa de Novais e Maria Denise J.M. Guerra.
CRE Sobradinho: Vogais da Saúde – Apresentado por Vanessa de Jesus Queiroz.
CRE Recanto das Emas: Três Doses de Cuidado – Apresentado por Fernanda Evangelista de Sousa.

 

 

 

Dentre as 14 experiências partilhadas, três foram premiadas por alcançarem a nota máxima na avaliação, destacando-se pelo impacto e pela excelência na execução.

Conheça os projetos premiados

 

O primeiro lugar foi do projeto “Piquenique Inclusivo: Afeto, Saúde e Conscientização no Ambiente Escolar”, desenvolvido no Centro de Ensino Especial (CEE) 01 de Taguatinga. A iniciativa, apresentada por Adriany Leão e Patrícia de Queiroz, utilizou uma abordagem lúdica para trabalhar a saúde bucal com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. Por meio da articulação interinstitucional e da mobilização da comunidade, o projeto engajou a comunidade escolar e instituições parceiras na realização de um piquenique que abordou temas como saúde mental, alimentação saudável e seletividade alimentar.

 

Já o segundo lugar foi para o projeto “Na Escola e Na Vida: Saúde é Todo Dia”, da Escola Classe (EC) Aspalha, representando a Regional do Plano Piloto. Apresentado pela diretora Juliana Cândida Pereira, a iniciativa destacou a exitosa parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) 01 do Lago Norte. Em uma escola de educação integral, onde as crianças passam até 10 horas por dia, a aproximação com a UBS transformou o ambiente escolar em um verdadeiro espaço de promoção da saúde.

 

Conseguimos estender essas práticas ao longo do ano inteiro e vamos formando uma rede de cuidado: a criança se cuida, cuida do familiar e a escola se cuida e se percebe nessa rede de transformação que a comunidade precisa”, afirmou Juliana Pereira, diretora da EC Aspalha.

 

O “Projeto Vem Comigo”, do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará, ficou com a terceira posição. O projeto aposta na construção de espaços de diálogo que engajam os próprios estudantes na composição de uma rede de apoio mútua. A iniciativa se baseia em metodologias como o Sistema de Apoio Entre Iguais (SAI) e a Com Unidade de Cuidado e Apoio (CCA), promovendo um ambiente de cuidado e conexão real entre os estudantes.

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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