19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoCoordenações Regionais de Ensino promovem fórum de gestores

Coordenações Regionais de Ensino promovem fórum de gestores

Publicado em

Em Taguatinga, gestores das 67 escolas públicas da região participam do encontro; Samambaia também promoveu o evento

Jacqueline Pontevedra, CRE Taguatinga

 

 

Ainda que o ano letivo na rede pública de ensino do Distrito Federal não tenha começado, os profissionais da educação já estão em permanente atividade no mês de janeiro. Com o objetivo de apresentar a estrutura administrativa, divulgar ações pedagógicas e prestar esclarecimentos às equipes gestoras da unidades escolares, algumas Coordenações Reginais de Ensino (CREs) realizam o Fórum dos Gestores.

 

Em Taguatinga, por exemplo, mais de 260 gestores de 67 unidades escolares participaram do evento, que se encerrou nesta quarta-feira (31). A Regional de Ensino de Samambaia também promoveu o encontro. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a secretária da Mulher, Giselle de Oliveira, estiverem presentes no último dia de evento da CRE de Taguatinga.

 

Ambas destacaram o poder da educação, por meio de ações e projetos, para o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres. “Além de conscientizar, os projetos educacionais podem direcionar e auxiliar toda a comunidade escolar a identificar a violência, a trabalhar a prevenção e a buscar ajuda pelos canais institucionais. Por isso, a realização de trabalhos pedagógicos em toda a rede é fundamental”, enfatizou Hélvia.

 

A secretária Giselle concorda e ressaltou a elaboração de cartilhas e folders com explicações didáticas e canais de denúncia. “A violência contra a mulher é uma pauta transversal que deve ser abordada ao longo do ano letivo. E o caminho para a conscientização e transformação de comportamentos ocorre por meio da educação”, destacou.

 

 

O coordenador da Regional de Ensino de Taguatinga, Murilo Marconi, destaca a importância de promover um momento para que os gestores possam conhecer a estrutura e o trabalho realizado pelos profissionais que atuam na assessoria e nas diferentes unidades que compõem a CRE. “Essa ação pretende contribuir para a melhoria da qualidade na educação, pois além de esclarecimentos e orientações, o fórum vai consolidar a realização de um trabalho articulado entre a CRE e os gestores escolares”, explicou.

 

Acolhimento e orientação

 

 

A relevância do encontro é destacada tanto por gestores com mais tempo de experiência, quanto pelos novatos. O diretor do Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CETN), André Amâncio, iniciou o trabalho como gestor escolar há poucos dias e enxerga o encontro como uma atividade de acolhimento.

 

Esse fórum reúne parceiros, propõe conexões, um verdadeiro networking. Como sou novo na gestão escolar de uma escola que possui mais de 90 servidores e atende 1.350 estudantes, as informações repassadas dão orientações que nos permitem compreender o sistema de funcionamento da CRE e apresenta caminhos que nos conduzem na melhor direção”, celebrou.

 

 

Já a diretora da Escola Classe 26 de setembro, Cíntia Barreto, possui experiência de 18 anos em diferentes trabalhos como gestora, mas destaca o papel do encontro na atualização e compreensão de legislações e procedimentos que são realizados.

 

Durante o I Fórum de Gestores 2024 da CRE de Taguatinga, foi distribuído o Manual para Gestores. O documento foi organizado para apresentar as atribuições das assessorias e de cada unidade administrativa da CRE, apresentar legislações específicas e orientações diversas.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar