Ação integra mobilização em centros públicos de ensino, entre os dias 14 e 25/4
Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
A Escola Classe (EC) 11 de Taguatinga abriu as portas, nesta segunda-feira (14), para o Programa Saúde nas Escolas (PSE). Ao longo dos dois períodos de aula, alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, bem como pais, responsáveis e professores da unidade, atualizaram a caderneta de vacinação.
Cursando o 5º ano, Gabriel Silveira, 10 anos, foi acompanhado pela mãe e professora da instituição, Ana Paula Lima. Ambos tomaram vacina contra gripe (influenza) e o garoto também recebeu dose de proteção ao papilomavírus humano (HPV). A professora garante: sempre é uma oportunidade de aprendizado. “Aproveitamos para trabalhar o conteúdo de ciências, mostrando, na prática, a importância dos imunizantes na prevenção de doenças”, explica Lima.
Os estudantes assistiram, ainda, a palestra gamificada sobre saúde bucal, oferecida por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga. “A gente explica às crianças que é importante cuidar da saúde desde cedo. Com o programa, unimos as famílias nessa missão”, afirma a diretora da EC 11 de Taguatinga, Tatyane Emídio.
Saúde das Escolas
Parte do PSE, a ação realizada na EC 11 de Taguatinga integra mobilização nacional entre os dias 14 e 25 de abril – um esforço dos ministérios da Saúde e da Educação para ampliar a cobertura vacinal e proteger crianças e adolescentes. A meta é imunizar 90% dos alunos.
No DF, a iniciativa será ampliada no biênio 2025-2026. Mais de 630 escolas com 365,5 mil alunos, do ensino infantil ao ensino médio, vão participar das atividades no período. Será a maior atuação do PSE desde que foi instituído, em 2007. Somente em 2024, equipes da Secretaria de Saúde (SES-DF) aplicaram quase 25 mil vacinas em centros de ensino e creches da capital federal.
*Com informações da Secretaria de Saúde