16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoAluna de escola pública representará o DF no programa Jovem Senador

Aluna de escola pública representará o DF no programa Jovem Senador

Publicado em

Emanuelle Lana Faria, estudante do CEMTN, teve uma das melhores redações entre as mais de 170 mil inscritas em todo Brasil

Redação, Ascom/SEEDF

 

 

Uma estudante do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN) será a representante do Distrito Federal no programa Jovem Senador 2024. A aluna Emanuelle Lana Faria de Miranda, 16 anos, tirou a melhor nota na etapa distrital e teve uma das melhores redações entre as mais de 170 mil inscritas em todo o Brasil. O anúncio foi feito durante a abertura das Olimpíadas do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte, no final de junho.

 

▃▃▃


O Programa Jovem Senador visa incentivar a educação política e cidadã dos estudantes de Ensino Médio da rede pública.

▃▃▃ 

O programa Jovem Senador é fruto de uma parceria entre o Senado Federal e as secretarias estaduais de Educação, com o objetivo de incentivar os jovens da rede pública de ensino a conhecerem os espaços políticos e sua importância na tomada de decisões para a população brasileira.

 

Nesta edição, na primeira etapa do programa, os estudantes precisaram escrever uma redação com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Em seu texto, Emanuelle citou Rui Barbosa, Ulysses Guimarães e a importância da harmonia entre os poderes para o progresso da nação. Com tantos bons argumentos, a redação da aluna do CEMTN ficou em primeiro lugar no DF.

 

LEIA AQUI A REDAÇÃO DA ALUNA EMANUELLE

 

Agora, selecionada para a próxima fase, a estudante se prepara para viver a semana legislativa que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de agosto, em Brasília, reunindo os alunos selecionados de todo o Brasil. Emanuelle acredita que o programa Jovem Senador abre portas de conhecimento e oportunidades aos jovens brasileiros.

 

Hoje, aos 16 anos, tenho a oportunidade de participar de uma semana com vivência parlamentar ao lado dos senadores, trabalhando em conjunto, aprendendo muito sobre o ambiente político, seus deveres e funções. Acredito que a semana legislativa será definitivamente um divisor de águas na minha vida”, destacou.

 

 

A estudante celebra o feito. “Ter tido um ótimo desempenho e poder representar o Distrito Federal me enche de muita alegria e gratidão”, completou.

 

Muito orgulhosa, a professora de português do CEMTN, Érica Correa, destacou que orientar a pesquisa e a produção da Emanuelle foi uma experiência única e prazerosa. “Como professora, digo que o sentimento de prazer e dever cumprido se misturam em meu peito. A expectativa de tudo que iremos aprender na semana legislativa e levar para a escola é indescritível. Sinto que essa experiência mudará os alunos da nossa escola,” finalizou.

Jovem Senador

 

O Programa Jovem Senador promove, anualmente, um concurso de redação cujo intuito é incentivar a educação política e cidadã dos estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual e distrital. Nesse sentido, a cada ano é proposto um tema de redação como forma de seleção e participação no Programa.

 

Para participar, o estudante deve estar matriculado e frequentar uma escola pública, além de ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2024. Os 27 alunos selecionados conhecerão o processo legislativo no Senado Federal e vão elaborar propostas que poderão ser transformadas em projetos de lei.

 

Será uma tarefa com cinco dias de duração, que começa com a posse e eleição da mesa (presidente, vice e secretários) e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa.

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar