No Brasil, mais de 236 mil pessoas vivem em situação de rua, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Essa realidade expõe uma grave crise social e reforça a urgência de políticas públicas que garantam moradia digna para todos. Baseado em uma experiência pessoal exitosa de construção comunitária em Goiânia (GO), o professor universitário, doutor em Direito e especialista em direitos humanos e planejamento territorial, Danilo Nogueira Magalhães, lança em Brasília, nesta sexta-feira, a partir das 19h, o livro “Dignidade Humana e Moradia Digna no Brasil”, na Biblioteca Nacional de Brasília. O evento é gratuito e aberto ao público.
O evento também contará com a música do grupo Sem Chorumelas. Além disso, o livro será uma cortesia para os presentes.
Quando Danilo Nogueira Magalhães começou a expor suas ideias, alguns o chamaram de sonhador. Como enfrentar desafios históricos e unir as vozes dos desprovidos em ações concretas? Sua resposta está em sua tese, que combina coragem acadêmica e compromisso social. Mais de 30 casas foram entregues aos funcionários que trabalharam em colaboração um com o outro.
O autor afirma que a obra traz à tona uma visão transformadora, unindo teoria e prática, trazendo uma oportunidade de reflexão e debate sobre um dos temas mais urgentes de nossa sociedade.
“Sou filho de educadores, então cresci sabendo da força da educação e cooperação como instrumentos de transformação. Moradia é muito mais do que um teto: é um reflexo da dignidade humana e um direito essencial.Assim consegui escrever em tinta e em tijolos”, disse o autor que também é advogado.
Danilo defende o conceito de “Cesta Cásica”, pois defende trabalhar pelo que permanece e não pelo que perece.
“Pequenas diferenças de desempenho, vão gerar grandes diferenças de resultados. O trabalho de mutirão gera isso sempre”, revela.
Sobre o Livro – “Dignidade Humana e Moradia Digna no Brasil” é uma obra que explora o direito à moradia adequada como um pilar fundamental da dignidade humana. O autor, Danilo Magalhães, oferece uma análise detalhada sobre o impacto do déficit habitacional na qualidade de vida e a importância de políticas públicas inclusivas. Com foco em direitos fundamentais, o livro aborda desde a legislação brasileira até tratados internacionais que reforçam o direito de todos a uma moradia digna, propondo soluções para as questões sociais e jurídicas que permeiam o tema.
Sobre o Autor – Danilo Nogueira Magalhães é bacharel em Direito pelo CEUB, mestre em Planejamento e Desenvolvimento Territorial pela PUC-GOIÁS, e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ). Nascido em Goiânia, Goiás, é professor universitário desde 1995, advogado e empresário, conhecido por seu compromisso com os direitos humanos e sociais.