17.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalAtualização do Plano Diretor de Transporte Urbano tem início nesta terça-feira (9)

Atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano tem início nesta terça-feira (9)

Publicado em

Os trabalhos para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano do DF (PDTU) vão começar, oficialmente, nesta terça-feira (9), com a assinatura da ordem de execução das ações. O processo será tocado pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Haverá pesquisas de origem e destino em cerca de 10 mil domicílios, bem como do fluxo e da satisfação no transporte coletivo, abarcando a avaliação das infraestruturas para modo ativo, coletivo e de circulação viária.  O acordo com o LabTrans se deu por meio de um convênio tripartite entre a Semob, a UFSC e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). O valor do convênio assinado é de R$ 7,8 milhões. 

“Os dados levantados vão facilitar o entendimento referente ao deslocamento e à interação entre diferentes modos de transporte e o espaço urbano”, reforça Zeno Gonçalves. “Além disso, serão realizadas quatro audiências públicas e oficinas temáticas e regionais, garantindo a inclusão de diversas perspectivas em um processo contínuo de participação da sociedade.”

Após a validação das propostas pela sociedade, serão estabelecidos objetivos, metas e ações estratégicas para melhorar o transporte urbano da população. Para atualizar o PDTU, os técnicos do LabTrans vão considerar a população estimada de 3,1 milhões de habitantes e fazer uma série de pesquisas que abrangem 13 municípios do Entorno do DF.

Os pesquisadores vão levantar as condições reais de prestação dos serviços de transporte coletivo e os dados para projeção de cenários futuros a serem desenvolvidos em até 15 anos. Com essas informações, o LabTrans apresentará um diagnóstico da mobilidade urbana no DF e Entorno com alternativas para problemas e projeções de demanda. Esses dados também permitem elaborar o Plano de Mobilidade Urbana, a fim de atender ao disposto na Lei Federal nº 12.587/2012.

Legislação

A Lei Distrital nº 4.566/2011 determina que o PDTU deverá ser atualizado por ocasião da realização do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atualização do plano é feita para orientar o planejamento de transporte e mobilidade, considerando o crescimento das cidades e a necessidade de deslocamentos da população.

Segundo a norma, a atualização do PDTU se baseará em pesquisa de origem-destino por amostra de domicílios e incorporará as definições do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot).

Fonte: Agência Brasília

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar