16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioEntretenimentoCriançaAs divertidas e proveitosas férias na Biblioteca Nacional de Brasília

As divertidas e proveitosas férias na Biblioteca Nacional de Brasília

Publicado em

De 10 a 18 de julho, a BNB recebe o projeto A infância na Biblioteca – O Circo Literário da Palhaça Biliska é uma das atrações- foto Lucas Rezende

Teatro de bonecos, contação de histórias, palestra, visitas guiadas, oficinas e exibições audiovisuais, enfim, são variadas e divertidas as atividades da nova edição do Projeto A Infância na Biblioteca. Desta vez, a Biblioteca Nacional de Brasília-BNB (Esplanada dos Ministérios) será a primeira a receber as atrações, que serão iniciadas na quarta-feira, 10 de julho, às 15h, com uma visita guiada seguida do Teatro de Bonecos “Os meninos verdes”, da Cia Voar, baseada em obra de Cora Coralina. Tudo com acessibilidade em LIBRAS e Audiodescrição.

Além das apresentações serem abertas e gratuitas, o projeto também levará crianças de instituições sociais e de comunidades. “A Infância na Biblioteca” é realizado pela Voar Arte para a Infância e Juventude, por meio de um termo de fomento, em parceria com o Ministério da Cultura.  A programação na BNB seguirá até o dia 18 de julho. Informações no Instagram @voarteatrodeboneco

Para o produtor executivo do projeto, Marco Augusto, é motivo de alegria continuar a levar  programação cultural e formativa a bibliotecas públicas do DF. Na primeira edição, a iniciativa esteve no Gama, Santa Maria, Ceilândia e Samambaia.

“Precisamos fortalecer as cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura, visando o desenvolvimento da produção e difusão intelectual para crianças, assim como o acesso aos bens culturais, à democratização do livro e à promoção da cidadania”, observa Marco, que é bonequeiro, ator e diretor teatral.

O produtor também diz que a proposta inclui atividades presenciais que envolvem a literatura e diversidade cultural visando que seja replicada em bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

“E de certa forma,  a apresentação na BNB já pode ser considerada como uma programação em biblioteca do SNBP visto que, recentemente, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC) e o Ministério da Cultura (MinC) assinaram  Acordo de Cooperação Federativo (ACF-SNBP) para formalizar o credenciamento do sistema do DF ao SNBP”, fala Marco.

“Poder receber crianças e atividades literárias é algo que aumenta o prazer e a missão da BNB. Essa tecnologia chamada livro dialoga com todas as outras de uma forma mágica e necessária”, pontua a Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, Marmenha Rosário.

 Programação especial

Infância na Biblioteca – Julho
Biblioteca Nacional de Brasília (BNB)

Dia 10 – Quarta-feira
15h- Visita Guiada +Teatro de Bonecos “Os meninos verdes” da Cia Voar baseada em obra de Cora Coralina

A peça infantil adaptada do livro homônimo de Cora Coralina, mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora. Elas conquistam o afeto da poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos. A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia. Conto lúdico sobre a aceitação do desconhecido encenado por bonecos manipulados pelos atores Alessandra Barros, Gabriel Calasans e Marco Augusto.

Dia 11 – Quinta-feira
10h- Visita Guiada +Exibição audiovisual “João e pé de feijão” + Contação de histórias com William Reis

Produzido pela Cia Voar, é um curta-metragem desse espetáculo solo no qual o bonequeiro Marco Augusto dá vida a todos os personagens da história de João, um menino que, movido pela curiosidade, fantasia e astúcia de toda criança, vence o gigante e acaba com a fome e a aridez do lugar onde mora, mudando seu destino e de sua família. Um conto popular rico em simbolismo, uma aventura fantástica e de elementos mágicos: a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante, a harpa encantada, tudo isso encenado com o encanto do teatro de bonecos..

-William Reis é Músico, contador de histórias e presidente da Associação Amigos das Histórias.

Dia 12 -Sexta-feira
10h- Visita Guiada + Palestra “Num livro cabe o mundo inteiro” com o escritor Marcos  Linhares + Exibição audiovisual “As 12 caixas de Hércules”
Marcos Linhares é autor de 18 livros, professor e jornalista. Está presidente do Sindicato dos Escritores do DF e já venceu o International Latino Book Awards nos EUA.

“As 12 caixas de Hércules”
Com três atores bonequeiros se revezando em mais de 20 papéis, na montagem “As 12 Caixas de Hércules”, a linguagem audiovisual manteve as características e a artesania teatral para ser assistido pelas telas. Na trama o espectador passeia ao lado de Hércules por algumas de suas aventuras. A sessão é inspirada no mito do herói grego e busca oferecer reflexões sobre coragem e persistência. Segundo os estudos do grupo, “o herói épico da Grécia foi quem ensinou os homens a lutar”.

Dia 13  Sábado
10h – Espetáculo O Circo Literário da Palhaça Biliska

Dramaturgia direcionada à infância respeitando suas especificidades, a partir do trabalho da palhaça BILISKA interpretada por Daiane Kelly Siqueira Santana, que há cerca de 20 anos realiza estudos, pesquisas e atuação na arte da palhaçaria.Dia 15 – Segunda-feira
10h- às 12h – Oficina “As três partes da história” com Leila Salgado

A Oficina é realizada tendo como referência o livro As três partes, de Edson Luiz Kozminski, visando produzir uma história coletiva a partir das imagens criadas com a utilização das três partes entregues ao grupo. A história criada será apresentada coletivamente..

Dia 16 -Terça-feira
10h às 12h – Oficina de Escrita Criativa com  Maristela Papa

A oficina propõe a criação de um personagem lúdico composto por 3 a 4 animais existentes no planeta Terra.

15h às 17h- Oficina “Heróis e vilões em teatro de sombras” com  Maristela Papa
Os participantes mergulham no fascinante mundo dos heróis e vilões por meio do Teatro de Sombras. Os alunos são levados a explorar as nuances da luz e da escuridão para dar vida a personagens marcantes.

Dia 17 – Quarta- feira
10h às 12h  – Oficina de Brinquedos Artesanais com Neide Nazaré

Rosineide de Nazaré Ferreira Amorim, a Neide, como todos a conhecem, é uma guerreira.
Polivalente, a viúva do saudoso José André dos Santos, o Mestre Zezito, é artista circense e das boas: Mágica, ventríloqua, bonequeira e palhaça. Neide faz e ensina a fazer brinquedos
artesanais populares.

Dia 18- Quinta-feira
10h às 12h e 15h às 17h- Oficina de Perna de Pau com Neide Nazaré

A perna-de-pau se torna uma extensão do próprio corpo, proporcionando uma nova maneira de perceber o que se encontra ao redor. Tudo para propiciar uma vivência prazerosa e desafiante, além do aprendizado dessa técnica circense.

Projeto A infância na Biblioteca
Consiste em apresentações culturais e formativas em cinco bibliotecas públicas do DF. Visamos estimular a leitura, a produção, a formação de público infantil nas bibliotecas de Brasília, em especial a difusão das obras artísticas e especialmente, a viabilização do acesso ao teatro e à literatura. O público-alvo é a comunidade local e alunos da rede pública de ensino.

 

 

 

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar