18.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalAlunos da rede pública expõem fotos de projeto da escola sobre identidade...

Alunos da rede pública expõem fotos de projeto da escola sobre identidade cultural

Publicado em

Um projeto de fotografias de estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 do Sol Nascente, em Ceilândia, ganhou espaço fora dos murais e corredores da escola pela primeira vez. Os trabalhos dos alunos, reunidos na exposição Retratos: Um Grito por Consciência, podem ser vistos no Espaço Cultural do Shopping Venâncio até o dia 27 deste mês.

Idealizado em 2019 pelo professor de Artes Tonismar Luz da Silva, o projeto, pela primeira vez, é apresentado fora da escola. “É uma oportunidade para expressão artística e também para empoderamento dos alunos, permitindo que eles compartilhem suas vozes e visões com a comunidade”, resume o professor, que não leciona mais na escola, mas mantém o vínculo com as atividades do projeto.

A mostra atual apresenta fotografias que exploram temas como identidade cultural, diversidade étnica, lutas sociais e experiências individuais. Desde retratos íntimos até imagens que capturam momentos de resistência e celebração, cada imagem conta uma história que reflete a riqueza e a complexidade da comunidade escolar.

Concebidas e pensadas na própria escola, as fotos são produzidas pela estudante djottae pedagogia e educadora social Amanda Cristina de Oliveira Luz. “Resgatar crianças e adolescentes que vivem em estado de vulnerabilidade através da fotografia é uma forma de proporcionar visibilidade e dignidade, além de oferecer um espaço de expressão e reconhecimento de suas identidades”, afirma. 

“Ao integrar o projeto Retratos ao espaço cultural de um shopping, estamos proporcionando uma nova experiência tanto para os participantes quanto para os visitantes”, ressalta Tonismar. “É uma oportunidade de ampliar o alcance e a visibilidade do trabalho dos alunos, destacando suas vozes e perspectivas de uma forma que merece ser reconhecida.”

Exposição Retratos: Um Grito por Consciência

→ No Espaço Venâncio Cultural do Venâncio Shopping – piso térreo.
→ Visitação: até o dia 27, de terça-feira a sábado, das 11h30 às 19h30. Classificação indicativa livre. 

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar