21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalCulturaA magia do Projeto Índia Amazônia em escolas públicas de Samambaia e...

A magia do Projeto Índia Amazônia em escolas públicas de Samambaia e Taguatinga

Publicado em

O Projeto é inspirado na obra homônima de Chico de Aquino

Nesta sexta-feira, 17 de maio, o Centro Educacional 619 (CED 619) de Samambaia (QR 619,Setor Norte Ae 1), recebe o Projeto Índia Amazônia (PIAMA) que vai promover a educação ambiental por meio de apresentações de leitura poética e declamações com Chico de Aquino, escritor do poema ÍNDIA AMAZÔNIA, em escolas públicas de Ensino Médio do DF. Na sequência, em 23 de maio, serão realizadas novas apresentações, desta vez no Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN – QNC 1, 1,2,3 ÁREA ESPECIAL). Já os alunos do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEM EIT – Qnb 01 Ae 01, Taguatinga Norte) receberão em 4 de junho, as últimas apresentações do projeto que realizará um total  de 12 encontros/apresentações, sendo quatro por escola.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria de Educação do DF e do Instituto Fazer o Bem.O Projeto será realizado pelo Grupo de Resgate Ambiental (GRA) por meio de um Termo de Fomento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O presidente do GRA, Cláudio Oliveira, afirma que poder levar iniciativas culturais em diálogo com as escolas é algo muito relevante.” A alta evasão de alunos do Ensino Médio tem que ser enfrentada com as melhores iniciativas. A cultura é sempre uma ferramenta poderosa de mostrar os múltiplos caminhos que cada um pode criar. E ainda estimula de forma lúdica reflexões necessárias sobre a vida e o mundo ao redor”, diz Cláudio.

Para o ator e escritor Chico de Aquino, autor do texto, explica que durante a leitura dramática serão aplicadas técnicas da mesma metodologia, aplicada pela Atriz Fernanda Monte Negro, com quem o autor aprendeu o ofício de desenvolver oficinas de leitura dramática quando ele foi aluno dela. “Falando em viagem, resgate e preservação ambiental, teremos momentos de leitura criando padrões positivos de aprendizagem sobre o tema abordado e outros futuros temas que os alunos vão ler ao longo da vida”, pontua Aquino.

O autor sobre o que o inspirou a escrever a obra. “A primeira vez que ouvi falar sobre a Amazônia, foi em sala de aula.  Eu cursava a 5ª série do primário e a professora Norma, de Geografia, do Ginásio Primeiro de Maio (Floriano-PI), com suas palavras nos levou a viajar pelo tapete verde da floresta amazônica, curtindo a maior bacia fluvial do mundo. Aquilo ficou em minha mente e me levou a conhecer muitos anos depois, um pouco da floresta, in loco. Manuscrevi o livro  “Índia Amazônia” há cerca de trinta anos e passei todo esse tempo pesquisando”, observa Aquino.

O escritor também explica que os estudantes vão poder discutir sobre pontos turísticos da floresta amazônica. “Queremos poder oportunizar o entendimento de que a Amazônia viva, desenvolvida e com a floresta de pé é necessidade para a comunidade em geral. A Amazônia não é um patrimônio mundial, é um patrimônio brasileiro, em especial do povo nativo da floresta, que mantém viva cerca de 80% dos quase 5 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia brasileira”,finaliza o autor e ator.

Serviço:
O quê: Projeto Índia Amazônia em escolas públicas de Samambaia e Taguatinga
Onde  e Quando:Centro Educacional 619 (CED 619) de Samambaia (QR 619,Setor Norte Ae 1),  nesta sexta-feira, 17 de maio.  Na sequência, em 23 de maio, no Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN – QNC 1, 1,2,3 ÁREA ESPECIAL) e  finalizando em 4 de junho no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEM EIT – Qnb 01 Ae 01, Taguatinga Norte)
Apoio institucional da Secretaria de Educação do DF e do Instituto Fazer o Bem.
O Projeto será realizado pelo Grupo de Resgate Ambiental (GRA) por meio de um Termo de Fomento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Informações: (61) 99905-5905

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar