Integrantes da Comissão Executiva Organizadora do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam) realizaram a primeira reunião ordinária presencial do grupo no Ed. Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (Rua da Consolação, 1272). Eles representam cinco tribunais da capital e se encontraram para planejar e definir os principais pontos do evento que ocorrerá de 7 a 10 de maio de 2024 na sede do Regional trabalhista (veja aqui o álbum de fotos do encontro).
A presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, recebeu os representantes do Tribunal de Justiça (TJ-SP), Tribunal Regional Federal (TRF-3), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e Tribunal de Justiça Militar (TJM-SP). Ao final da reunião, os membros da comissão visitaram áreas do Ed. Sede que poderão abrigar atividades do IV Enam e o espaço no térreo, onde será instalado o novo Centro de Memória do TRT-2.
Entre as pautas discutidas, estiveram a definição do tema e dos elementos que deverão compor a identidade visual do IV Enam; sugestão de ferramenta virtual colaborativa para planejamento e organização de cada etapa do evento; esboço inicial da programação, das oficinas e das visitas técnicas previstas; discussão sobre total de vagas a serem ofertadas; e funcionamento das demais reuniões presenciais da comissão.
O grupo convergiu para o tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”, ideia que contempla passado, presente e futuro e deve pautar as oficinas; alinhou elementos da cidade de São Paulo para comporem a logomarca do evento; debateu pontos icônicos da capital que podem integrar as visitas técnicas; e previu o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário como parte da programação.
História do Judiciário
O Enam foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n. 316/2020 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo do encontro é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país. A escolha da candidatura paulista para sediar a edição de 2024 foi anunciada no III Enam, realizado em maio deste ano, em Porto Alegre.
Participaram dessa reunião no TRT-2: juiz Carlos Alexandre Böttcher (TJ-SP), coordenador da Comissão Executiva; juíza Sandra Miguel Abou Assali, assessora da Presidência do TRT-2; Eduardo Rocha, coordenador de Gestão Documental do TRT-2; Marina Paulelli Mariutti Engel, diretora da Divisão de Arquivo e Gestão Documental do TRF-3; juíza Fernanda Mendes Simões Colombini, assessora da Corregedoria do TRE-SP; Claucio Cristiano Abreu Corrêa, diretor-geral do TRE-SP; Cid Sabelli, representante da Comissão de Gestão Documental e Memória do TJM-SP; Meire Rodrigues Garcia, coordenadora de Gestão Documental e Arquivo do TJ-SP; e Bruno Bettine de Almeida, coordenador de Museu do TJ-SP.
O próximo encontro do grupo está previsto para o dia 3 de outubro, na sede do TRF-3.
Fonte: TRF2
Fonte: Portal CNJ