21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaViabilizada pela Lei Rouanet, primeira sala de concertos em uma favela no...

Viabilizada pela Lei Rouanet, primeira sala de concertos em uma favela no mundo é inaugurada em Heliópolis

Publicado em

O Instituto Baccarelli inaugurou, nesta terça-feira (25), a primeira sala de concertos musicais sediada em um território de favela no mundo. Instalado em Heliópolis (SP), o Teatro Baccarelli, que possui 1,3 mil metros quadrados de área construída e mais de 500 lugares, será a sede da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e de outras manifestações artísticas e culturais, como óperas, apresentações de peças teatrais e exibição de filmes. Para a construção, a sala de concertos contou com R$ 35,3 milhões autorizados pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei Rouanet, além de outros investimentos públicos e privados.

De 2022 até hoje, a entidade já captou mais de R$ 72 milhões por meio da Lei Rouanet para a viabilização das atividades da instituição.

“A inauguração do Teatro Baccarelli mostra o que acontece quando a política cultural chega onde sempre deveria ter chegado. Uma sala de concertos em Heliópolis é mais do que uma obra, ela passa a ser um símbolo do Brasil que queremos construir, onde a arte pulsa no centro e também nas periferias. A Lei Rouanet cumpre seu papel quando abre portas, amplia oportunidades e transforma realidades”, ressalta a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Para o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, a inauguração do espaço está alinhado com os princípios de nacionalização dos recursos de incentivo à cultura defendido pelo MinC. “Desde 2023, o Ministério da Cultura defende a ampliação do acesso à cultura e a nacionalização dos investimentos por meio da Lei Rouanet, de modo a chegar em cada em lugares historicamente não contemplados pelo incentivo fiscal. A inauguração da sala de concertos em um território de favela, de forma inédita, demonstra que estamos avançando cada vez mais na capilaridade e abrangência da Lei Rouanet”, finalizou.

“Ver o Teatro Baccarelli pronto é como ver a materialização de um sonho que um dia foi apenas um sussurro do maestro Baccarelli. Cada detalhe carrega a emoção de meses de trabalho incansável, de uma dedicação que vinha do mais profundo da alma e de uma fé inabalável no poder transformador da arte”, afirmou o maestro e CEO do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli.

Ventureli também descreveu o novo espaço como um farol de acesso e excelência. “Este teatro não é feito apenas de concreto e luzes; é construído de esperanças. Ele nasce para ser um santuário onde as crianças e os jovens de Heliópolis terão suas vidas eternamente marcadas por experiências únicas. E é aqui, neste palco, que o público testemunhará o milagre da arte transformando vidas”, completou.

Durante a solenidade de inauguração, o coordenador do escritório estadual MinC de São Paulo, Alessandro Azevedo, reafirmou a posição da gestão federal na importância do investimento e na promoção do acesso à cultura no País. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Margareth Menezes possuem como entendimento que cultura é investimento, não é gasto. E o Instituto Baccarelli é um exemplo vivo desse tipo de raciocínio. Temos que inverter a lógica: em vez de deslocar quem está na periferia para o centro para ter acesso a uma casa de espetáculos maravilhosa, nós trazemos o centro para as periferias. Este teatro é um exemplo do que acontece quando governo federal, estadual e municipal trabalham juntos, tendo a cultura como bandeira. Precisamos trabalhar de mãos dadas em prol da cultura popular e clássica brasileira”, destacou.

História

O Instituto Baccarelli, gestor do Teatro Baccarelli, foi fundado em 1996, após um incêndio na comunidade de Heliópolis, a partir de uma iniciativa do maestro Silvio Baccarelli. A instituição iniciou suas atividades com um grupo de 36 crianças, que receberam aulas de instrumentos de corda.

Atualmente, a organização oferece formação artística para mais de 1.600 crianças e jovens e conta com quatro grupos artísticos: o Coral Heliópolis, a Orquestra Juvenil Heliópolis, o Coral Jovem Heliópolis e a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira nascida em uma favela. A trajetória pedagógica oferecida pelo Baccarelli inclui aulas de musicalização infantil, canto coral, coletivos e individuais de instrumentos, dança e prática orquestral. O projeto criou oportunidades de acesso à cultura, educação e profissionalização para a comunidade. Ao longo de sua trajetória, o Instituto formou músicos que hoje integram orquestras no Brasil e no exterior.

Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, atendimento à crianças com deficiências e o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar