Os Mosaicos Poéticos voltarão a ocupar as paredes da W3 Sul. Para marcar a reinstalação da obra, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) promove, no próximo domingo (8), o Carnaval Tititi dos Mosaicos. Com uma programação cultural aberta ao público a atividade celebra a arte, a poesia e a ocupação cultural do espaço urbano.
O evento ocorre na calçada da BDB, das 10h às 14h, e conta com apresentações da DJ Karla Testa, do grupo percussivo Batalá, da fanfarra Tropicaos e do grupo Liga Tripa. A ação celebra a volta dos 24 painéis idealizados pelo artista Gugon à fachada do bloco da 506 Sul, reunindo versos de poetas locais em mosaicos que dialogam com a paisagem da cidade.
O projeto de restauro tem como objetivo devolver à W3 Sul seu caráter de galeria de arte a céu aberto. Segundo o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho, a reinstalação dos painéis representa a concretização de um desejo antigo. “Devolver os mosaicos para a fachada da BDB é um desejo antigo que agora se tornou realidade. Esse patrimônio afetivo, presente na memória de pais e avós, passa a integrar também o imaginário de crianças e jovens brasilienses”, celebra.
A programação tem início com um sarau no palco do MovCEU, reunindo poetas participantes do projeto e gestores do Ministério da Cultura ligados à área da literatura, reforçando o caráter institucional e simbólico da iniciativa. Além disso, o evento também contará com a presença da equipe de restauro da obra.
Idealizador dos Mosaicos Poéticos, o artista Gugon — falecido em 2023 — foi jornalista, chargista e artista plástico, com forte atuação na cena cultural brasiliense. O conjunto artístico mescla mosaicos figurativos e poemas de oito autores da capital: Ana Maria Lopes, Angélica Torres, Carlos Henrique, Cassiano Nunes, Chico Alvim, Nicolas Behr, Reynaldo Jardim e Vera Americano.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Programação
10h – Sarau de Abertura e DJ Karla Testa
10h30 – Grupo percussivo Batalá
11h – Solenidade de Entrega dos Mosaicos
11h30 – Fanfarra Tropicaos
13h – Grupo Liga Tripa
14h – Encerramento
Serviço
Data: 08 de fevereiro de 2026 (domingo)
Local: Área externa da Biblioteca Demonstrativa (506 Sul), em Brasília-DF
Horário: 10h às 14h
Entrada gratuita
Fonte: Ministério da Cultura

