A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins realiza, entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025, a Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins. A iniciativa integra as comemorações do e tem como objetivo promover a articulação entre diferentes atores sociais em torno da preservação e valorização da cultura no estado.
A programação contará com palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas, reunindo gestores públicos, pesquisadores, estudantes, profissionais da cultura, representantes de organizações públicas e privadas, além de detentores de saberes e práticas tradicionais. A proposta é fortalecer a rede de proteção ao patrimônio cultural e fomentar debates sobre os caminhos da preservação em níveis municipal, estadual e federal, alinhado à missão institucional do Iphan de preservar o patrimônio cultural brasileiro, fortalecer identidades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Entre os destaques da programação, está o II Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância dos arquivos e documentos históricos para a preservação da identidade cultural, incentivando pesquisas acadêmicas e promovendo o intercâmbio entre profissionais da área.
Outro momento importante será o II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). O encontro tem como propósito compartilhar informações sobre as principais políticas culturais nacionais, orientar os gestores sobre seu funcionamento e formas de acesso, além de promover a troca de experiências e estratégias que atendam às demandas locais e regionais. A atividade visa ainda fortalecer a gestão cultural nos municípios, tornando-a mais integrada, inclusiva e eficaz.
Com uma abordagem intersetorial, a Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins pretende construir pontes entre o conhecimento acadêmico, a gestão pública, a atuação comunitária e as iniciativas privadas, em busca de ações sustentáveis e eficazes para a preservação do patrimônio cultural tocantinense.
O dia 17 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Patrimônio em homenagem ao advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que fundou o Iphan em 1937. A data comemorativa tem o objetivo de celebrar e promover a preservação do patrimônio cultural brasileiro, tanto material quanto imaterial.
Programação – Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins
18/08 (Segunda-feira)
– 08h às 17h30 – II Seminário de Acervos Históricos Documentais do Tocantins
Local: Auditório da Reitoria do IFTO
– 08h às 17h30 – II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins
Local: Auditório da Reitoria da UFT
– 18h30 às 21h30 – Abertura oficial da Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins
Coquetel, palestra e apresentações culturais
Local: Auditório do Sistema Fecomércio/TO
19/08 (Terça-feira)
– 08h às 17h30 – Oficina do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC)
Com os eixos: gestão participativa, democratização, sustentabilidade e emergência climática
Local: Auditório da Reitoria do IFTO
– 08h às 17h30 – Continuação do II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins
Local: Auditório da Reitoria da UFT
20/08 (Quarta-feira)
– 08h às 17h30 – II Fórum do Patrimônio Cultural do Tocantins – Painéis I e II
Temas: Políticas de preservação, patrimônio em rede, proteção e reconhecimento do patrimônio
Local: Auditório da Reitoria da UFT
21/08 (Quinta-feira)
– 08h às 17h30 – II Fórum do Patrimônio Cultural do Tocantins – Painéis III, IV, V e VI
Temas: Conservação do patrimônio arqueológico e edificado, patrimônio socioambiental e integração de acervos
Local: Auditórios da Reitoria da UFT
22/08 (Sexta-feira)
– 08h às 17h30 – II Fórum do Patrimônio Cultural do Tocantins – Painel VII e Construção da Carta de Encaminhamentos
Temas: Socialização do patrimônio cultural e turismo como estratégia de preservação
Local: Auditório da Reitoria da UFT
Fonte: Ministério da Cultura