A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – anuncia o resultado final parcial da fase de habilitação do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior. O período de recurso vai de 13 a 15 de novembro. Confira:
Resultado Final Parcial da Fase de Habilitação
Sobre o Programa
O Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, lançado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em 1991, como parte da Política de Internacionalização do Livro, visa promover o patrimônio literário além das fronteiras. Em colaboração com o Instituto Guimarães Rosa (IGR), do Ministério das Relações Exteriores, a FBN apoia editoras estrangeiras por meio de editais que financiam parcial ou totalmente projetos de tradução e publicação de obras brasileiras no exterior.
Desde sua criação, o programa concedeu mais de 1.300 apoios, beneficiando cerca de 480 autores, com obras traduzidas para mais de 45 idiomas, abarcando todos os continentes. Clássicos da literatura brasileira; como Clarice Lispector, Machado de Assis, Rubem Fonseca e Jorge Amado; consolidaram nossa presença no cenário literário internacional. Paralelamente, autores contemporâneos e de grande representatividade; como Itamar Vieira Junior, Ailton Krenak e Conceição Evaristo; estão em crescente destaque, ampliando ainda mais o alcance da literatura brasileira.
Desde 2023, o número de inscrições cresceu exponencialmente. No primeiro edital de 2023, foram 24 inscrições e apoio a 22 editoras. No segundo edital, lançado no mesmo ano com apoio financeiro da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) e do IGR, foram 136 inscrições e apoio a 103 editoras. Neste ano, com as inscrições finalizadas em 6 de outubro, o número subiu para 310 inscrições, evidenciando o crescente interesse internacional pela literatura brasileira.
Fonte: Ministério da Cultura