28.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaPorto Alegre sedia 1ª Conferência Nacional Cultura Infância

Porto Alegre sedia 1ª Conferência Nacional Cultura Infância

Publicado em

As crianças são sujeitos sociais detentores de direitos culturais e, também, produtores de cultura. Com essa premissa, o Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Grupo de Trabalho Nacional Cultura Infância, realiza a 1ª Conferência Nacional Cultura Infância nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Porto Alegre (RS). A etapa antecede a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), que será realizada de 4 a 8 de março, em Brasília. O secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares e a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, participam da abertura da etapa. 

Estarão presentes crianças entre 2 e 12 anos, educadores, militantes pela infância, artistas, agentes, coletivos, espaços e organizações voltados à cultura na infância no Brasil. Na programação está prevista a apresentação e escuta das crianças, bem como a exibição de uma mostra de cinema infantil, a apresentação do histórico das políticas públicas para Cultura Infância e uma plenária final das crianças com as percepções obtidas na escuta sensível de suas narrativas. 

“Com a presença de um grupo de crianças, estaremos atentos às suas vozes, compreendendo suas necessidades e aspirações. Elas que serão diretamente afetadas pelas políticas que estamos aqui discutindo e desenhando. A proposta é pautar a infância como uma prioridade, com um  elemento  transversal para  a formulação das políticas culturais, e conquistar sua devida inserção na revisão do Plano Nacional de Cultura”, conta a secretária Márcia Rollemberg. 

Márcia avalia que é central conhecer melhor a diversidade cultural do universo infantil. “A criança constrói sua identidade pessoal e coletiva nas interações cotidianas, nos valores e práticas culturais. As linguagens,  as brincadeiras, o acesso à arte,  à uma cultura mais inclusiva,  faz toda a diferença para a conquista de uma sociedade mais humanista e que respeita e celebra as diferenças étnico-raciais e culturais de nosso povo.”

Segundo a representante do Grupo Nacional Cultura Infância, Karen Acioly, ter a Cultura Infância nas Conferências de Cultura garante a inclusão dessa importante parcela da população no debate cultural, reconhecendo-a como agente ativo na construção da cultura e na formação das identidades culturais brasileiras. 

“Já era hora dessa pauta compor a política nacional de cultura de forma significativa, considerando as especificidades e necessidades das diversas infâncias do Brasil, muitas vezes negligenciadas”, complementa o também representante do Grupo, Emídio Sanderson. 

Tendo em vista a importância da participação das crianças nesse processo de construção de políticas que impactarão diretamente suas vidas, será essencial que essas estejam presentes nessa conferência nacional, trazendo suas perspectivas e seus desejos. 

O Grupo Nacional de Cultura Infância é um coletivo formado por artistas, pesquisadores, gestores, produtores culturais e projetos socioculturais de diversas partes do Brasil, dentro de um ambiente interativo e construtivo. A pauta que nos une é a da militância por políticas culturais de estado para a infância.

A Conferência Temática Cultura Infância é um espaço para reflexão sobre demandas e aspirações que orientem a construção da política cultural brasileira para os próximos 10 anos. Serão retiradas três propostas na etapa temática que serão enviadas à etapa nacional.

As inscrições são abertas ao público e podem ser feitas aqui.

Programação

24/02 

09h às12h – Credenciamento

 

Sala 1 

09h30 – Exibição de filme

Entrada CM /GT Cultura Infância – Clarice Cardell 

10h às 11h – Solenidade de abertura com crianças, por elas mesmas

11h às 12h – Solenidade autoridades 

Ministério da Cultura 

Grupo Cultura Infância 

Aldeias Infantis 

Ministério de Direitos Humanos e Cidadania 

Ministério da Educação 

Comissão de Educação Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul 

Dep. Federal Maria do Rosário 

Vice Reitora da UniRio 

 

Sala 2 

11h às 14h – Escuta das crianças 

 

Sala 1 

14h às 14h30 – Histórico das políticas públicas para Cultura Infância / GT Cultura Infância 

14h30 às 16h – Escuta/ Plenária Convidadas: Casa Civil, UNICEF, CONANDA, SNCA-MDHC, MinC, MEC, GT Cultura Infância

 

Sala  2

14h às 16h – Escuta das crianças 

16h30 às 17h – Atração artística 

17h às 19h – GTs de Organização das Propostas | Metodologia: GT Cultura Infância (sem crianças) 

 

25/02 

09h às 11h – Plenária das crianças com mediação do personagem Abelardo 

Apresentação da metodologia pelas mediadoras. Exposição das crianças. Retorno sobre as percepções obtidas na escuta sensível das narrativas das crianças. 

11h20 às 12h – Mostra de cinema infantil 

13h40 às 15h30 – Plenária Final 

Partilha dos resultados do dia anterior (com adultos e crianças) articulando falas das crianças, proposições do Grupo Nacional Cultura Infância e MinC. 

Metodologia: apresentação dos resultados do dia anterior e da escuta temática. 

 

Serviço

1ª Conferência Nacional Cultura Infância 

Data: 24 e 25 de fevereiro de 2024

Horário: 9h 

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. (Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre/RS – 90010-300.  Porto Alegre/RS)

 

 

 



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar