A minuta do decreto que instituirá a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares será debatida na próxima reunião do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), prevista para agosto de 2025.
A inclusão da pauta foi acordada nesta sexta-feira (11) em reunião interna entre as secretárias Márcia Rollemberg, de Cidadania e Diversidade Cultural, e Roberta Martins, de Articulação Federativa e Comitês de Cultura.
O CNPC está presente no Grupo de Trabalho de Culturas Tradicionais e Populares, responsável pela elaboração da minuta de decreto, mas a expectativa é que o debate no próximo encontro do Conselho contribua para o aperfeiçoamento final da nova política, que tem deverá fortalecer e valorizar as mestras e mestres das culturas tradicionais e populares.
A minuta foi elaborada a partir de seis reuniões realizadas mensalmente entre novembro de 2024 e abril de 2025, com representantes de 13 secretarias e entidades vinculadas integrantes do Sistema MinC, além de convidados de 18 ministérios, 13 associações, entidades e movimentos nacionais culturais, sete pesquisadores e 54 mestras e mestres das culturas tradicionais e populares de todas as Unidades da Federação.
Fonte: Ministério da Cultura