19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaPodcast do MinC: patrimônio cultural brasileiro é tema do sexto e último...

Podcast do MinC: patrimônio cultural brasileiro é tema do sexto e último episódio da temporada

Publicado em

Você sabia que o Brasil possui 37 mil sítios arqueológicos, 53 bens registrados como patrimônio imaterial e 1.196 bens tombados como patrimônio material? Com esse tema, patrimônio, preservação e identidade cultural, fechamos a segunda temporada do Podcast do MinC. O sexto episódio traz como entrevistados o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e o diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC), Tião Soares.

O Iphan é uma das sete instituições vinculadas ao MinC e possui 87 anos. Sua missão é preservar, promover e valorizar o patrimônio cultural brasileiro. Leandro Grass está na liderança do Instituto desde 2023.

“Estamos trabalhando alinhados à missão do MinC de reconstruir as políticas culturais. O patrimônio cultural é muito importante para o desenvolvimento do país, para a memória, para as identidades culturais e para o desenvolvimento das cidades e dos territórios. A gente tem encarado essa missão com muita dedicação e responsabilidade”, destaca Grass.

O presidente falou ainda que, ao longo dessas quase nove décadas, o papel do Iphan foi reconhecer, a partir das indicações da sociedade civil, os bens culturais, sejam eles físicos, materiais, monumentais e edificados, mas também o que é importante em termos de memória, saberes, tradições e modos de fazer.

“Patrimônio cultural fala sobre a nossa história e aquilo que moldamos enquanto sociedade. Hoje, a patrimonialização, ou seja, reconhecer o que é um patrimônio, é um processo muito cuidadoso, que envolve a sociedade. Portanto, a política do patrimônio é, naturalmente, uma política de participação social”, comentou. 

O segundo bloco do Podcast do MinC é com Tião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC. Segundo ele, é fundamental não apenas reconhecer, mas também implementar políticas de salvaguarda para as expressões culturais que compõem o patrimônio imaterial do país.

“O nosso país tem um patrimônio material imenso e precisa ser preservado. Não somente tombado, mas é importante uma reutilização desses espaços culturais para o desenvolvimento das políticas culturais no Brasil. Bem como o patrimônio imaterial, que precisa de uma política de salvaguarda para as diversas expressões, que referenda, sobretudo, a afirmação das nossas identidades culturais nacionais.”

Para ouvir o sexto episódio na íntegra, acesse aqui, no Spotifyou aqui, no canal oficial do Minc no YouTube.

Segunda temporada

A segunda temporada do Podcast aborda as entidades vinculadas ao Ministério. Foram seis episódios, um por semana, com duração média de 50 minutos.

Os programas reúnem dois ou três convidados, entre representantes das vinculadas e da Pasta. Eles podem ser acompanhados no canal do MinC no YouTube e no Spotify.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar