As equipes do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) promoveram, entre os dias 16 e 18 de outubro, uma série de encontros regionais que reuniram gestores públicos, representantes de conselhos municipais de cultura e das equipes jurídicas das prefeituras. Mais de 200 pessoas, de 45 municípios diferentes, além de 30 coletivos, grupos e associações de cultura participaram das atividades do Circula MinC, que aconteceram em Conceição da Barra, Ibiraçu, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim.
Além de reforçar o compromisso do Governo Federal com as gestões estaduais e municipais de cultura, o objetivo das oficinas é ampliar o diálogo e a cooperação entre as esferas de governo e a sociedade civil, promovendo um ambiente de escuta ativa, formação e articulação.
As reuniões também serviram para avaliar experiências locais e identificar caminhos para aprimorar a gestão cultural nos territórios. Para o diretor do Sistema Nacional de Cultura do MinC, Junior Afro, as atividades consolidam o compromisso de trabalho conjunto e a pactuação federativa.
“É importante estarmos nos municípios para ouvir as demandas e identificar os desafios de cada cidade. É assim que a gente fortalece e amplia a articulação entre o Ministério da Cultura, os estados e os municípios. Nosso objetivo é esclarecer detalhes sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura, apoiando os municípios na consolidação desse processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura”, afirmou.
Integração de políticas culturais
Durante os encontros, o MinC apresentou atualizações sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, destacando os avanços recentes e os desafios da execução nos municípios. Outro ponto debatido foi a Teia Nacional dos Pontos de Cultura, marcada para 2026 em Aracruz — um evento que deve mobilizar redes culturais de todo o país.
Para a coordenadora do Escritório Estadual do MinC no Espírito Santo, Nieve Matos, as atividades marcaram uma etapa importante de integração.
“Foi um momento muito importante de cooperação federativa, em que Governo Federal, estado e municípios atuaram de forma integrada para qualificar gestores, dirigentes, equipes jurídicas e conselhos de cultura, fortalecendo a gestão cultural em todo o Espírito Santo”, afirmou.
A equipe do Ministério da Cultura também realizou visitas técnicas aos CEUs da Cultura de três cidades do estado: Vila Velha, Vitória e São Mateus. Os equipamentos fazem parte do Programa Territórios da Cultura, criado pelo MinC para formar uma rede de espaços de cultura em territórios periféricos.
A Secretaria da Cultura do Espírito Santo, por sua vez, apresentou o Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo 2025, com linhas voltadas a Patrimônio Material Tombado, Editais Municipais e Espaços Culturais. A subsecretária de Políticas Culturais da Secult, Carolina Ruas, destacou a importância desse alinhamento entre as três esferas de governo.
“Vivemos um momento histórico para as políticas culturais no Brasil, com a retomada do Ministério da Cultura e a universalização dos recursos em todos os territórios por meio da Política Nacional Aldir Blanc. É um momento marcado pelo fortalecimento do papel dos municípios na implementação dessas ações, para que os recursos cheguem na ponta e haja alinhamento entre as três esferas de gestão, com responsabilidade”, declarou.
Também participaram das atividades a coordenadora-Geral de Articulação e Parcerias do MinC, Maria Carolina Prado Lage; a técnica em complexidade intelectual do MinC, Januária dos Santos; o Superintendente do Iphan no Estado, Joubert Jantorno Filho, a gerente do Sistema Estadual da Cultura, Villinevy Koppe Robbi e os representantes do Ponto de Cultura REMA, Pai Geová D’Kavungo e Geovan João Alves da Silva.
Fonte: Ministério da Cultura