17.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinistra da Cultura acompanha mutirão de atendimento médico para pacientes do SUS

Ministra da Cultura acompanha mutirão de atendimento médico para pacientes do SUS

Publicado em

Na manhã deste sábado (5), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, acompanhou o Dia E – Ebserh em Ação, mutirão de atendimento médico à população do programa Agora Tem Especialistas, no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ao lado do secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS), Jerzey Timoteo Ribeiro, e do vice-presidente da estatal, Daniel Beltrammi, ela conferiu a mobilização.

A iniciativa é promovida em todo o Brasil pelos ministérios da Saúde e da Educação, além da Ebserh, em 45 hospitais universitários da rede. Na unidade da capital federal serão realizados 300 procedimentos, entre cirurgias e exames, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) – o total no país é de 10.300.

“Essa ação é uma sinalização da sensibilidade do governo em relação a cuidar da saúde das pessoas. Eu desejo que ela seja constante e que a gente possa cada vez mais melhorar a vida do cidadão brasileiro, proporcionando, principalmente, as coisas básicas, como melhorar a saúde, a educação e o acesso cultural”, declarou Margareth Menezes.

O Projeto Ebserh em Ação tem como objetivo ampliar ainda mais o acesso às cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos e está alinhado ao Agora Tem Especialistas, lançado pelo Ministério da Saúde (MS), que visa reduzir o tempo de espera no SUS.

Durante a atividade, o secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, Jerzey Timoteo Ribeiro, salientou a importância do aumento do cuidado na Atenção Especializada.

“O Agora Tem Especialistas é um esforço nacional do nosso Sistema Único, e agora a maior empresa pública de hospitais universitários do sul global pode dar a sua contribuição. Esse Dia E é uma data de esperança e de renovação nessa identidade do que é ser brasileiro. Ter o SUS, viver o SUS é sobre ser brasileiro e brasileira”, enfatizou o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi.

No Dia E, os hospitais da Rede Ebserh realizarão cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Serão contempladas todas as especialidades, priorizando cirurgias oncológicas, ortopédicas e cardiológicas. O mutirão envolve residentes e graduandos e irá atender pacientes que já estão aguardando cirurgias e procedimentos na Rede.

Também participaram da agenda a reitora da Universidade de Brasília (Unb), Rozana Naves; a superintendente do HUB, Maria Fátima de Sousa; e os gerentes Carlos Eduardo dos Santos (Administrativo); Monica Sampaio de Carvalho (Atenção à Saúde); e Carla Targino da Silva Bruno (Ensino e Pesquisa).



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar