O Ministério da Cultura (MinC) marcou presença na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, reforçando seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas do audiovisual brasileiro por meio de ferramentas de diagnóstico e formação.
No evento, promovido em Tiradentes (MG), a Secretaria do Audiovisual realizou o lançamento do Panorama do Ecossistema Audiovisual – Arranjos Regionais 2025. O documento oferece um diagnóstico detalhado da estruturação do setor no Brasil, com dados territoriais exclusivos. O estudo nacional inédito foi apresentado no 4º Fórum de Tiradentes, evento que reúne profissionais, gestores e instituições para debater estratégias e desafios do audiovisual no país.
Além da pesquisa, foi lançado o curso Audiovisual no Brasil: Governança e Ecossistema, desenvolvido em parceria com a Escola Fundação Itaú. A formação, gratuita e aberta ao público, é voltada a gestores públicos, produtores culturais, estudantes e outros interessados no setor e oferece uma visão introdutória sobre as principais políticas públicas, mecanismos de fomento e a dinâmica do ecossistema audiovisual brasileiro.
Com uma carga horária de quatro horas distribuída em dois módulos, o curso responde a uma demanda histórica por capacitação no setor e reflete o esforço da Secretaria do Audiovisual em estruturar políticas que sejam baseadas em dados, diagnósticos e evidências.
A ação representa um passo significativo para gestores, produtores e profissionais culturais compreenderem de forma mais abrangente o panorama audiovisual brasileiro, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável e plural. A iniciativa também é importante para ampliar o alcance das políticas culturais, promover a descentralização de financiamentos e formações, e fortalecer a diversidade da cinematografia nacional.
Para saber mais, acesse:
Panorama do Ecossistema Audiovisual – Arranjos Regionais 2025
Curso Audiovisual no Brasil: Governança e Ecossistema
Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
[email protected]
Canal do MinC no WhatsApp
Fonte: Ministério da Cultura

