15.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinC promove reuniões regionais com gestores dos CEUs das Artes

MinC promove reuniões regionais com gestores dos CEUs das Artes

Publicado em

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Coordenação-Geral de Articulação e Parcerias, da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (Seec), irá promover, a partir de 8 de maio, reuniões virtuais regionais com gestores dos CEUs das Artes e representantes das secretarias municipais de cultura. Os encontros, com a participação de integrantes da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), serão das 16h às 17h30.

Na pauta estão as possibilidades orçamentárias, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), para ajudar na ampliação da programação e modernização dos CEUs das Artes; e apresentar o Programa Territórios da Cultura e suas relações com a proposta dos equipamentos. Também serão abordadas as ações que a Coordenação-Geral de Articulação e Parcerias da Seec vem desenvolvendo para ajudar na ativação cultural dos CEUs existentes.  

“Os CEUs das Artes são importantes equipamentos para as comunidades em seus territórios. A cultura nestes locais é de suma importância na manutenção de laços sociais e na integração com o esporte e o desenvolvimento social. A PNAB propõe a descentralização de recursos para a preservação dos fazeres culturais do país. Sabemos que a gestão de espaços públicos é um desafio. Assim, o MinC busca diálogos e a construção de iniciativas para que estes equipamentos continuem vivos em seus municípios, promovendo a cultura em nosso país”, afirma a coordenadora-Geral de Articulação e Parcerias da Seec, Letícia Miguel Teixeira.

A primeira reunião, em 8 de maio, será com os gestores dos CEUs das Artes da Região Sul. Os encontros seguintes terão a participação dos dirigentes do Centro-Oeste (dia 9), Norte (10), Sudeste – Minas Gerais e Rio de Janeiro (13), Sudeste – São Paulo e Espírito Santo (14) e Nordeste (15).   

Espaços integrados

O projeto conhecido como CEU das Artes (antigas Pracinhas ou Estações da Cultura) consiste em espaços integrados de cultura, esporte, lazer, formação e produção criativa, inclusão social, inclusão digital e mobilização popular, prevenção à violência e saúde. Incluem ambientes com bibliotecas, cineteatros, laboratórios de atividades multimídia, salas de oficinas e capacitação, equipamentos para práticas de atividades físicas, além de espaço dedicado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Atualmente existem 289 CEUs das Artes no país.

Já o CEU da Cultura é um equipamento cultural, de pequeno a médio porte e caráter comunitário, composto por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, e meio ambiente. A construção do CEU da Cultura é de gestão exclusiva do Ministério da Cultura e não contempla espaços como para o funcionamento de Cras, por exemplo. Seu enfoque é voltado para a área de cultura.

Serviço:

Reuniões on-line sobre os CEUs das Artes

Programação:

08/05

Região Sul

09/05

Região Centro-Oeste

10/05

Região Norte

13/05

Região Sudeste (MG e RJ)

14/05

Região Sudeste (SP e ES)

15/05

Região Nordeste

Horário: das 16h às 17h30

Onde: pela plataforma Microsoft Teams

Links dos encontros e mais informações podem ser obtidos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (61) 2024-2859.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar