20.9 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinC participa da COP 30 destacando o papel da cultura na...

MinC participa da COP 30 destacando o papel da cultura na ação climática global

Publicado em

Entre os dias 10 e 15 de novembro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e representantes do Ministério da Cultura (MinC) participarão de uma série de atividades na COP 30, em Belém (PA). A programação da Pasta é voltada a destacar o papel da cultura na ação climática global, envolvendo atividades das secretarias e vinculadas. 

A presidência da COP 30 definiu uma Agenda de Ação que contempla cinco eixos temáticos e 30 objetivos-chave. A cultura é destacada no Eixo 5, Promoção do Desenvolvimento Humano e Social, especificamente no Objetivo 19, Cultura, Patrimônio Cultural e Ação Climática.

Para a ministra Margareth Menezes, a transformação verde precisa ser também uma transformação cultural, inspirada nos conhecimentos ancestrais e na criatividade coletiva dos povos. “Ao pautar cultura como fator de resiliência e motor da transição ecológica, o Brasil propõe um legado duradouro: uma ação climática centrada nas pessoas e em seus modos de vida”, afirma.

Programação 

A agenda da ministra Margareth Menezes começa no dia 10, na abertura da COP30, na Plenária da Conferência, com apresentação artística ao lado de Fafá de Belém. No dia 11, a ministra participa da Plenária Mundial das Juventudes, às 18h, na Fundação Curro Velho, com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, da ministra das Mulheres Márcia Lopes, e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva, além da Campeã da Juventude da COP30, Marcele Oliveira. Em seguida, estará na Cerimônia Oficial de Abertura da Aldeia COP, às 19h30, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

No dia 12, Margareth Menezes falará sobre Cultura Viva no painel “Pontos de Cultura e Justiça Climática: saberes comunitários para o futuro do planeta – Rumo à 6ª Teia”, às 10h, no Pavilhão Brasil (Zona Verde). O evento é promovido pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do MinC. No final da tarde, segue para o painel “Narrativas e Storytelling para Enfrentar a Emergência Climática”, às 17h, nas salas temáticas da Agenda de Ação – Zona Azul. A plenária reúne artistas e ativistas globais e discute o papel das artes, da música, do cinema e das narrativas culturais como instrumentos de transformação e de promoção de futuros climáticos resilientes.

No dia 13, a ministra e o secretário-executivo, Márcio Tavares, participam de três atividades na Zona Azul: às 11h15, na mesa “Cultura e Adaptação Climática: Financiamento para o Patrimônio Cultural como Bem Público Global”, no Pavilhão Brasil, com presença do IPHAN e do Ministério do Meio Ambiente; às 12h30, no workshop “Patrimônio Cultural e Adaptação Climática”, e às 17h30 na mesa “Cultura e Clima: Percepções e Práticas no Brasil”, no Pavilhão Regional Climate Foundations (Zona Azul), onde fará a fala de encerramento e apresentará a pesquisa “Cultura e Clima – Percepções e Práticas no Brasil”, realizada pela ONG C de Cultura e pela PUCRS. 

No dia 14, será a vez da ministra estar na mesa de abertura “A COP das Mulheres: Justiça Climática com Protagonismo Feminino”, às 9h, no Teatro Margarida Schivasappa, na Fundação Cultural do Estado do Pará. O painel reúne lideranças femininas que atuam em diferentes frentes da sustentabilidade e da cultura, com a participação de Luiza Helena Trajano, Márcia Lopes, Hanna Gassan, Ursula Vidal e Paula Gomes. À tarde, Margareth Menezes integra a mesa “Povos Indígenas nas Políticas Culturais – Construindo Caminhos para a Autonomia”, às 16h, na Aldeia COP (UFPA), ao lado da ministra Sonia Guajajara. A ação é promovida pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas e o movimento indígena.

No dia 15, Margareth Menezes participa da Marcha da Amazônia para o Mundo, evento da Cúpula dos Povos que reúne movimentos sociais e ambientais em defesa da justiça climática e da transformação sistêmica. Na parte da tarde, a ministra visita a exposição fotográfica “Amazônia”, de Sebastião Salgado, no Museu das Amazônias, encerrando sua participação na COP30.

Essas atividades integram a Agenda de Ação da Presidência da COP30, que busca articular políticas e iniciativas culturais com medidas concretas de enfrentamento às mudanças climáticas, em consonância com o Primeiro Balanço Global da Convenção do Clima.

Diversidade, patrimônio e economia criativa 

O Ministério da Cultura também contará com a participação de outras autoridades em painéis e mesas da COP30.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, atuará como moderadora do painel “Pontos de Cultura e Justiça Climática: Saberes Comunitários para o Futuro do Planeta – Rumo à 6ª Teia”, no dia 12.

O presidente do IPHAN, Leandro Grass, será moderador na mesa-redonda “Cultura e Adaptação Climática – Financiamento para o Patrimônio Cultural como Bem Público Global”, no dia 13, no Pavilhão Brasil (Zona Azul).

A secretária de Economia Criativa e Fomento Cultural, Cláudia Leitão, tem participações confirmadas em três atividades da COP30: “Turismo Cultural: Conectando Tradição, Comunidade e Futuro” (dia 10); “Estruturação e Financiamento de Projetos de Economia Criativa e Sustentabilidade” (dia 11); e “Cultura Viva, Floresta Viva: O Papel da Economia Criativa e as Cadeias da Sociobiodiversidade” (dia 13).

Cultura e Clima 

Desde 2023, o MinC tem assumido papel protagonista no esforço global de integração entre cultura e clima, reposicionando o Brasil no centro do debate internacional. Em parceria com os Emirados Árabes Unidos, o país criou o Grupo de Amigos para a Ação Climática Baseada na Cultura, que hoje reúne 56 países e 27 organizações internacionais. A inclusão da cultura na Agenda de Ação da COP 30 é um dos frutos dessa articulação.

Em 2024, o tema ganhou força durante o G20 Brasil, com o I Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima. Este ano, o MinC reforçou seu protagonismo com ações concretas, como o Seminário Internacional de Comunidades Tradicionais e Justiça Climática, na Chapada dos Veadeiros (GO), e o Encontro Infância e Clima, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Na 3ª Reunião Ministerial do Grupo de Amigos, realizada em setembro em Barcelona, mais de 20 ministros aprovaram o Plano de Ação da Cultura na Agenda de Ação da COP 30, com compromissos até 2028. Esses marcos consolidam uma diplomacia cultural que reconhece o papel das artes e dos saberes tradicionais como instrumentos de transformação ecológica.

 

Confira a programação completa.

SERVIÇO

MINC NA COP 30

Data: 10 a 15 de novembro 

Local: Belém (PA)

Segunda-feira | 10 de novembro

10h – Abertura da Plenária da COP30
Local: Zona Azul
Apresentação da ministra Margareth Menezes e Fafá de Belém.

14h às 15h – Turismo Cultural: Conectando Tradição, Comunidade e Futuro
Local: Estande do Ministério do Turismo – Green Zone_
Com participação de Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC.

20h – Concerto “Ópera Gilberto Gil – I-Juca Pirama”
Local: Theatro da Paz

Terça-feira | 11 de novembro

16h – Estruturação e Financiamento de Projetos de Economia Criativa e Sustentabilidade
Local: Palacete Faciola – Museu da Imagem e do Som
Mesa com Cláudia Leitão (MinC), Andrés Delich (OEI), Vanessa Grazziotin (OTCA), Eduardo Saron (Fundação Itaú) e Marcello Brito (Consórcio da Amazônia Legal).

18h – Plenária Mundial das Juventudes
Local: Fundação Curro Velho
Com a ministra Margareth Menezes, os ministros Guilherme Boulos, Márcia Lopes e Marina Silva, e a Campeã da Juventude da COP30, Marcele Oliveira.

19h30 – Cerimônia Oficial de Abertura da Aldeia COP
Local: Aldeia COP
Com as ministras Margareth Menezes e Sonia Guajajara.

Quarta-feira | 12 de novembro – Dias da Cultura

10h – Pontos de Cultura e Justiça Climática: Saberes Comunitários para o Futuro do Planeta – Rumo à 6ª Teia
Local: Pavilhão Brasil – Zona Verde
Com abertura da ministra Margareth Menezes.
Evento da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do MinC.
Moderação: Márcia Rollemberg, secretária da SCDC.

11h30 – A crise é cultural. A solução também
Local: Palacete Faciola – Museu da Imagem e do Som do Pará
Com participação do secretário Márcio Tavares.

17h – Narrativas e Storytelling para Enfrentar a Emergência Climática
Local: Salas temáticas da Agenda de Ação – Zona Azul
Com participação da ministra Margareth Menezes.

Quinta-feira | 13 de novembro – Dias da Cultura

9h às 11h – Cultura Viva, Floresta Viva: O Papel da Economia Criativa e as Cadeias da Sociobiodiversidade
Local: Pavilhão Iberoamérica Viva – Green Zone
Com Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa do MinC.

9h30 – Podcast “O Tempo Virou”
Local: Stand E+ – Pavilhão Blue Zone
Entrevista ao vivo com a ministra Margareth Menezes.

11h15 – Cultura e Adaptação Climática: Financiamento para o Patrimônio Cultural como Bem Público Global
Local: Pavilhão Brasil – Zona Azul
Mesa com o MinC, IPHAN e MMA. Participações de Margareth Menezes e Márcio Tavares.

12h30 – Patrimônio Cultural e Adaptação às Mudanças do Clima
Local: Salas temáticas da Agenda de Ação – Zona Azul
Com Margareth Menezes e Leandro Grass (IPHAN).

16h – Reunião bilateral com o Ministro da Cultura do Canadá, Steven Guilbeaut
Local: Pavilhão do Canadá – Zona Azul
Com Margareth Menezes.

17h30 – Cultura e Clima: Percepções e Práticas no Brasil
Local: Pavilhão Regional Climate Foundations – Zona Azul
Com fala de encerramento do secretário Márcio Tavares.

21h – Show de Ney Matogrosso em prol do Instituto SOS Pantanal
Local: Theatro da Paz

Sexta-feira | 14 de novembro – A COP das Mulheres

9h – Mesa de Abertura “A COP das Mulheres: Justiça Climática com Protagonismo Feminino”
Local: Teatro Margarida Schivasappa – Fundação Cultural do Estado do Pará
Com a ministra Margareth Menezes 
Presenças confirmadas: Luiza Helena Trajano, Márcia Lopes, Hanna Gassan, Ursula Vidal e Paula Gomes.

16h – Povos Indígenas nas Políticas Culturais – Construindo Caminhos para a Autonomia
Local: Aldeia COP – UFPA
Com as ministras Margareth Menezes e Sonia Guajajara.

20h – Show de Fafá de Belém
Local: Theatro da Paz

Sábado | 15 de novembro

Marcha da Amazônia para o Mundo
Local: Aldeia COP
Participações da ministra Margareth Menezes

Visita à Exposição Fotográfica “Amazônia”, de Sebastião Salgado
Local: Museu das Amazônias

 

Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
[email protected] 
Canal do MinC no WhatsApp 

 



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar