29.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinC lança Guia Prático de Acessibilidade Cultural para fortalecer protagonismo de pessoas...

MinC lança Guia Prático de Acessibilidade Cultural para fortalecer protagonismo de pessoas com deficiência em atividades de cultura

Publicado em

O Ministério da Cultura (MinC) lançou nesta terça (28) o Guia Prático de Acessibilidade Cultural na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, um material que reúne orientações, exemplos e fundamentos legais sobre normas para apoiar gestores públicos e agentes culturais na implementação de ações afirmativas para pessoas com deficiência e medidas de acessibilidade em projetos culturais. Clique aqui para acessar.

A publicação detalha como garantir o acesso pleno das pessoas com deficiência às atividades culturais — tanto como público quanto como fazedoras de cultura — e apresenta orientações práticas para que os editais e projetos financiados com recursos da Aldir Blanc estejam em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Instrução Normativa MinC nº 10/2023, que regulamenta as ações afirmativas e medidas de acessibilidade previstas na Política.

“A ministra Margareth Menezes sempre orientou as políticas públicas como instrumento de valorização da diversidade no nosso país, promover a cultura de forma verdadeiramente acessível e inclusiva é um dos nossos objetivos centrais. Esse material reforça o compromisso do Ministério da Cultura em garantir que as políticas públicas cheguem a todas as pessoas”, avaliou o diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios do MinC, Thiago Leandro, um dos responsáveis pela elaboração do material.

Passo a passo

O material foi elaborado em ação conjunta do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC) e da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), com o Grupo de Trabalho de Acessibilidade da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O guia explica conceitos como acessibilidade arquitetônica, comunicacional, digital e atitudinal, além de oferecer exemplos de adaptação em eventos, editais, produções audiovisuais, museus e livros. Também reforça a importância da representatividade e do protagonismo das pessoas com deficiência em todas as etapas da cadeia produtiva, na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas e em projetos culturais.

“O Guia é um material importante pois, além de apenas cumprimento de regras, gera compreensão da importância e da urgência da realização de medidas de acessibilidade cultural e de ações afirmativas para a garantia dos direitos culturais das pessoas com deficiência”, avaliou a coordenadora de Acessibilidade Cultural da Sefli, Aline Zeymer.

Valdo Nóbrega, chefe de Divisão de Acessibilidade Cultural da Sefli, avalia que o  material é essencial para efetivação da acessibilidade de pessoas com deficiência em ações e políticas públicas de cultura.

 “A participação das pessoas com deficiência contribui e fortalece o reconhecimento dos profissionais com deficiência engajados nas produções e manifestações culturais, empoderando novos agentes culturais com novas perspectivas da pluralidade cultural”, concluiu.

Entre os temas abordados estão orientações sobre a elaboração de editais acessíveis, contratação de intérpretes de Libras, produção de materiais em braile e com audiodescrição, além de diretrizes para eventos culturais acessíveis, com estrutura física adequada, comunicação acessível e formação de equipes preparadas para o atendimento a pessoas com deficiência. 



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar