Em comemoração aos 15 anos dos CEUs das Artes e em sintonia com a recente implantação dos CEUs da Cultura e dos MovCEUs, a Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC), vinculada à Secretaria Executiva do Ministério da Cultura (MinC), lançou nesta quarta-feira (5) o curso Mobiliza CEUs da Cultura, durante o 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura – 15 anos dos CEUs das Artes.
O curso é uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Instituto Federal de Goiás (IFG) e será disponibilizado gratuitamente na plataforma Escult – Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação em Arte, Cultura e Economia Criativa. As inscrições serão abertas no dia 5 de novembro e divulgadas também nas redes sociais do MinC.
Com carga horária de 30 horas, o curso livre profissional oferece uma capacitação abrangente voltada a profissionais dos campos da cultura, educação, geografia, arquitetura e urbanismo, psicologia e ciências sociais aplicadas, com destaque para as áreas de comunicação e serviço social. A formação propõe uma imersão nas práticas de mobilização comunitária vinculadas a equipamentos culturais, abordando temas, metodologias e ferramentas que fortalecem a participação popular na gestão dos CEUs da Cultura.
Para o Coordenador Geral de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura e Economia Criativa da Secretaria de Economia Criativa do MinC, Rafael Fontes, “a experiência da Escult com a Subsecretaria foi muito importante, porque, quando pensamos o desenho inicial da Escola, ele estava voltado para parcerias com instituições de ensino na oferta de cursos. Naquele primeiro momento, não tínhamos ainda a dimensão da demanda interna do MinC por formações promovidas e articuladas diretamente pelo próprio Ministério”.
“A proposta chegou e, com ela, aprendemos a desenhar processos formativos que nascem de dentro, de forma mais orgânica. Hoje, a Escola consegue estruturar ofertas que respondem a essas necessidades internas e ao mesmo tempo dialogam com o setor cultural”, acrescentou o coodenador.
Gratuito, rápido e 100% on-line, o curso exige ensino médio completo e busca estimular uma atuação mais colaborativa e participativa na gestão cultural pública.
“Esta foi uma oportunidade ímpar de criar políticas públicas para a diversidade dos territórios do país, assegurando a inclusão das identidades culturais e o pertencimento genuíno das comunidades aos equipamentos culturais, como os CEUs da Cultura. A partir da nossa vivência com a ativação participativa de espaços públicos e o fomento à programação cultural autogerida, este processo demonstrou como metodologias lúdicas e interativas são cruciais para a inovação na gestão pública”, disse Marcella Arruda, consultora da UNESCO responsável pela produção do curso Mobiliza CEUs da Cultura.
Segundo ela, “o engajamento de trabalhadores da cultura e da população em geral em processos de tomada de decisão é fundamental, pois nos mostra o caminho para equipamentos mais permeáveis aos desejos e sonhos da comunidade. O curso não apenas apresentou uma metodologia robusta, mas também forneceu ferramentas essenciais de participação cidadã e inovação social, fortalecendo o conhecimento sobre como gestores de equipamentos públicos podem colaborar ativamente com os cidadãos para que as políticas públicas reflitam, de fato, as necessidades e os potenciais de cada território”, afirma.
CEUs da Cultura
Os CEUs da Cultura, modalidade do Programa Territórios da Cultura, no âmbito do PAC, são equipamentos públicos de uso cultural e caráter comunitário, compostos por espaços voltados à expressão corporal, arte, educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades. Esses centros representam pontos de encontro e valorização da diversidade cultural, incentivando o convívio, a aprendizagem e a produção cultural em territórios em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a Escult
A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa (SEC), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG). A iniciativa oferece cursos livres, formações iniciais e continuadas (FIC) e pós-graduações, alinhadas ao Plano Nacional de Cultura, com o compromisso de ampliar o acesso à formação profissional no setor cultural.
Serviço
Lançamento do Curso Mobiliza CEUs da Cultura
Período de inscrição: 05/11 a 05/02/2026
Término: 05/03/2026
Carga horária: 30h
Plataforma Escult: escult.cultura.gov.br
Fonte: Ministério da Cultura

