A Fundação Cultural Palmares completa 37 anos nesta sexta-feira, 22 de agosto. Para celebrar a data, será realizado evento no Teatro da Caixa Cultural Brasília, a partir das 15h, com presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente da Palmares, João Jorge Rodrigues. O evento contará com apresentações culturais e atividades que celebram a cultura afro-brasileira.
Entre elas, a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Fundação Palmares e Fundação Banco do Brasil; o relançamento da Lista de Personalidades Notáveis Negras; um debate, dentro da série Diálogos Palmarinos, sobre a participação feminina na cultura afro-brasileira, e o lançamento do Comitê de Mulheres de Terreiro do DF na Marcha das Mulheres Negras.
Também estão na programação os lançamentos de duas publicações: a Cartilha de Denúncia: Racismo e Propostas Antirracistas na Educação (Fundação Cultural Palmares – FCP X Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP) e o livro Pombagira – A Entidade Silenciada, da cantora baiana Ana Mametto.
As comemorações terminam com as apresentações da própria Ana Mametto, do cantor de reggae, também baiano, Adão Negro e do Grupo Obará, conhecido por seu trabalho na valorização da cultura afro-brasileira no Distrito Federal, por meio de oficinas de dança, teatro e música.
A Fundação Palmares foi formalmente instituída pela Lei n. 7.668, de 22 de agosto de 1988. Desde então, é responsável por promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira. O aniversário da fundação é uma oportunidade para celebrar essa história e o trabalho da instituição na promoção da cultura afro-brasileira.
SERVIÇO
Aniversário de 37 anos da Fundação Cultural Palmares
Data: 22 de agosto
Local: Teatro Caixa Cultural Brasília
Programação
15h – Mesa Institucional
15h30 – Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Banco do Brasil
15h40 – Relançamento da Lista de Personalidades Notáveis Negras
16h – Diálogos Palmarinos – Tema: Participação Feminina na Cultura Afro-brasileira
16h40 – Lançamento do Comitê de Mulheres de Terreiro do DF na Marcha das Mulheres Negras
17h – Lançamento da Cartilha de Denúncia: Racismo e Propostas Antirracistas na Educação (Fundação Cultural Palmares, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp) e do livro Pomba Gira – A Entidade Silenciada, de Ana Mametto
19h – Show musical: Ana Mametto, Grupo Cultural Obará e Adão Negro.
Outras informações
Assessoria de Imprensa Ministério da Cultura (MinC)
[email protected]
Canal MinC Whatsapp
Fonte: Ministério da Cultura