24.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaFunarte leva comitiva de agentes do Brasil à Womex, evento mundial de...

Funarte leva comitiva de agentes do Brasil à Womex, evento mundial de música, na Finlândia

Publicado em

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, em parceria com a BM&A – Brasil Música & Artes, Apex Brasil e Instituto Guimarães Rosa do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, leva pelo segundo ano consecutivo um grupo de agentes do campo da música brasileira para participar da Womex – Worldwide Music Expo, uma das maiores feiras e conferências do mercado musical global. A comitiva Funarte na Womex 2025 é formada por 20 agentes da música e artistas/grupos. A ação integra o Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais, de internacionalização das artes brasileiras, um dos eixos da Política Nacional das Artes.

A edição deste ano da Womex será realizada em Tampere, na Finlândia, de 22 a 26 de outubro. Na edição de 2024, em Manchester, Inglaterra, a participação da comitiva Funarte resultou em parcerias comerciais, colaborações artísticas e potenciais contratos internacionais, ampliando a visibilidade de artistas e empresas brasileiras no mercado global.

“A presença do Brasil na Womex é um marco institucional para megafonizar a música brasileira como parte fundamental do que somos. No ano de 2024, pela primeira vez, realizamos uma experiência de cooperação institucional nesse importante espaço mundial, compondo uma delegação ampla e diversa, com agentes de todas as regiões do país. Agora, mais uma vez, o Brasil assume esse compromisso, reconhecendo que o interesse do mundo pelas artes brasileiras nos convoca ao fortalecimento da nossa música – parte fundamental da nossa voz, ativo de democracia, direitos, liberdades e riqueza não só econômica, mas de uma presença sensível, polifônica, múltipla, diversa, capaz de transportar esse ‘nós’ no mundo”, destaca a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

Realizada desde 1994, a Womex reúne mais de 2.600 profissionais de 90 países, se consolidando como uma das principais plataformas de networking da indústria da música mundial. O evento agrega feira comercial, palestras, debates, filmes e shows, abraçando uma diversidade de gêneros e estilos musicais. São sete palcos, cerca de 700 empresas expositoras, mais de 100 palestrantes, filmes, cerimônias de abertura e de premiação, ao longo de cinco dias de programação.

Para reforçar os laços institucionais e governamentais em torno da iniciativa, a Funarte firmou uma parceria, ainda em 2024, com a BM&A – Brasil Música & Artes, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 2001, que tem atuado no desenvolvimento de ações de capacitação, negócios, atividades culturais e de divulgação da música e das artes brasileiras no exterior. Desde 2002, a BM&A tem sido responsável pela execução do projeto setorial “Music From Brasil”, em parceria com a Apex-Brasil, que tem como uma de suas ações a organização de uma delegação brasileira na Womex. A partir de 2024, a Funarte somou esforços a esse trabalho, ampliando a presença brasileira no evento e fomentando ações de promoção da música brasileira no mundo.

Comitiva Funarte na Womex 2025

Com a presença da diretora do Centro de Música da Funarte, Eulícia Esteves, a delegação do Brasil levará ao evento a pluralidade da música brasileira contemporânea. São 15 agentes do campo da música, entre realizadores de festivais, curadores, produtores, gestores culturais, agenciadores, membros de associações representativas do setor e formadores de opinião: Adriana Belic (SP), Andrea Franco (RJ), DJ MAM (RJ), Fabrício Nobre (GO), Felipe Altenfelder (SP), Flavio de Abreu (SP), Ivan Ferraro (CE), Ivanna Tolotti (SC), Julianna Sá (MG), Lohana Schalken (SP), Micaela Neiva (DF), Nara Pinheiro (MG), Ricardo Rodrigues (SP), Tadeu Gondim (PE) e Talita Morais (BA).

Também estão na comitiva os grupos e artistas Suraras do Tapajós (PA), Flaira Ferro (PE), Esdras Nogueira e Grupo (DF), Badi Assad (SP) e Sérgio Pererê (MG).

O grupo Suraras do Tapajós foi selecionado pela WOMEX Official Selection para a programação oficial da Womex, que reúne 33 atrações de todo o mundo, com disputada curadoria. O grupo se apresenta para essa qualificada plateia internacional no dia 23 de outubro, às 22h30, no Tavara-asema Stage.

Os outros três shows brasileiros acontecerão no “Palco Brasil” offWomex, também uma iniciativa da Funarte. Além de realizar a curadoria em parceria com a Womex, a instituição investiu recursos na realização desta noite brasileira, que acontecerá no dia 24 de outubro, no offWomex Stage, começando com Flaira Ferro, às 21h45; depois Esdras Nogueira, às 23h15; e fechando com Badi Assad & Sérgio Pererê, à 00h45.

A ação da Funarte também engloba ações prévias de capacitação para os agentes da delegação, por meio de palestras sobre mercado internacional, e a promoção de encontros comerciais entre esses agentes e programadores internacionais durante a feira. A previsão é de realização de cerca de 120 rodadas de negócios no estande do Brasil. O apoio aos empreendedores ocorre com custeio de suas passagens aéreas, seguros e credenciais, além de colocar à disposição o serviço de tradutores bilíngues, para que a língua estrangeira não seja um obstáculo.

Brasil em conferências e mentoria

Na programação formativa do evento, duas conferências terão participação de agentes do Brasil. Em “Globalizando a IA na Gestão Musical – Ética, Equidade e Estratégias Intercontinentais”, no dia 23 de outubro, às 15h, estará presente André Bourgeois, empresário artístico à frente da agência/gravadora Urban Jungle há mais de 20 anos.

Já no dia 24 de outubro, também às 15h, a diretora do Centro de Música da Fundação e atual presidenta do Programa Ibermúsicas, Eulícia Esteves, participa do painel “A Diversidade da Música Ibero-Americana – Promoção e circulação da música na região ibero-americana”, junto às brasileiras Micaela Neiva e Dani Ribas, reforçando a integração regional e a valorização da pluralidade cultural.

Para completar, a mentoria especializada “Explorando o mercado de música ao vivo da França”, no dia 24, às 11h, terá orientação do produtor musical e cantor João Selva.

Conheça a Comitiva Funarte na Womex 2025: 

Adriana Belic
@adribelic | São Paulo
Curadora, gestora, empresária da música, membro da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI). Com a Samaúma Arte.Cultura, conecta artistas, festivais e público. A companhia cria espetáculos de música ao vivo, performances teatrais e projetos educativos, reconhecida pela expertise em festivais e circulação artística. 

Andrea Franco
@andreafranco | Rio de Janeiro
Curadora, agenciadora, CEO da Xirê Eventos, trabalha com artistas como Rachel Reis, Gilsons e Mãeana. A Xirê atua como laboratório, produtora e gravadora, com foco em agenciamento e representação artística. Com mais de 20 anos de experiência, Andrea Franco é especialista em eventos, além de atuar em branding para o setor cultural. 

DJ MAM
@dj_mam | Rio de Janeiro
Produtor e DJ. A Sotaque Carregado, fundada por ele em 1997, é uma produtora cultural, gravadora, festival e agência de artistas focada em projetos musicais, de artes visuais, audiovisual e socioambientais. Criou e gerenciou festivais como o Sotaque Carregado e o Demarcação Já Remix, reunindo mais de 500 artistas. 

Fabricio Nobre
@fabricio_nobre | Goiás
Gestor de A Construtora Música e Cultura, companhia de gestão artística e de carreiras musicais e também agência de booking, fundada em 2010. Fundou e dirige o Festival Bananada em Goiânia desde 1999. Fundou e presidiu, entre 2005 e 2010, a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin). 

Felipe Altenfelder
@felipealtenfelder | São Paulo
Fundador e editor da Mídia Ninja. Produziu e dirigiu atos musicais ativistas, liderou a criação de centenas de eventos e dezenas de turnês pelo Brasil e exterior. Atua também em programas de rádio e como DJ.

Flavio de Abreu
@scubi | São Paulo
Profissional à frente da Scubidu Music, agência e produtora musical fundada em 2006, dedicada à gestão de artistas e ao desenvolvimento de projetos musicais. Ao longo dos anos, representou alguns dos músicos mais importantes do Brasil, incluindo Hermeto Pascoal. A Scubidu também realiza produção executiva de turnês, álbuns e eventos culturais no Brasil e no exterior. 

Ivan Ferraro
@ivanfeira | Ceará
Atual presidente da Associação Brasileira dos Festivais Independentes (Abrafin), fundador da Feira da Música de Fortaleza, músico, produtor e gestor cultural. A Abrafin reúne cerca de 180 festivais de música, uma rede que conecta a força e a diversidade da música brasileira. 

Ivanna Tolotti
@ivanna.tolotti | Santa Catarina
Gestora da Ivanna Tolotti Produções, realizadora do Tum Festival. O Tum Festival é uma empresa de música, inovação e empreendedorismo, com festival e conferência de música que acontece em novembro em Florianópolis (SC). Representa artistas como João Bosco, Mart’nália e Mariana Aydar. 

Julianna Sá
@juliannasa | Minas GeraisCriadora da Dobra Discos, de agenciamento, selo e imprensa musical, trabalha com artistas como Iara Rennó, Luiza Brina, Maria Beraldo e Giovani Cidreira. Nomeada Empreendedora de Eventos Musicais Femininos do Ano. 

Lohana Schalken
@lohanaschalken | São Paulo
Gerenciadora de carreira, trabalha com Russo Passapusso, vocalista do BaianaSystem. Desde 2023, gerencia sua trajetória solo, que começou com o álbum Alto da Maravilha (2022) e foi seguida por uma turnê nacional. Como produtora executiva, também supervisionou o lançamento de O Mundo Dá Voltas (2025) pelo BaianaSystem. 

Micaela Neiva
@micaelaneiva77 | Distrito Federal
Curadora, consultora, gestora cultural, diretora geral do 1º Fórum Ibero-americano de Mercados Musicais (FIMM), que visa fortalecer laços culturais e profissionais entre os mercados musicais da Ibero-américa. 

Nara Pinheiro
@narapinheiromusica | Minas Gerais
Musicista e compositora mineira, membro do Fórum da Música de Minas Gerais. Conecta artistas, projetos e audiências. Também busca fortalecer a liderança feminina em projetos artísticos e culturais. 

Ricardo Rodrigues
@ricrodrigues_ | São Paulo
Agenciador, produtor, à frente da Agência Let’s Gig, dedicada à contratação e desenvolvimento de carreira internacional para artistas. Com vasta experiência na Europa, Américas e outros territórios, a agência busca conectar a música brasileira a palcos globais por meio de turnês, festivais e parcerias culturais. 

Tadeu Gondim
@tadeugondim | Pernambuco
Produtor cultural, empresário e gestor de carreira, à frente da Atos Produções Artísticas, editora, booker e gestora de carreira de artistas da nova cena musical brasileira, desenvolvendo estratégias de turnês, posicionamento internacional e conexões entre Brasil, Portugal e outros mercados. 

Talita Morais
@talitamoraiis | Bahia
Gestora de carreiras, agenciamento e negócios de música na TMusic e idealizadora da Zuca Bahia. A TMusic é focada no desenvolvimento de carreiras artísticas e projetos multiculturais. 

Artistas/grupos 

Badi Assad e Sérgio Pererê
@badiassad e @sergio_perere | São Paulo / Minas Gerais
O álbum Wonderland, de Badi Assad, foi selecionado entre os 100 melhores discos da BBC de Londres e classificado pela Amazon como um dos 30 melhores do ano. A revista Guitar Player a nomeou entre os 30 artistas que revolucionariam o mundo da guitarra, enquanto a Rolling Stone a listou como uma das 70 maiores mestres da guitarra da história. Com Amor e Outras Manias Crônicas, ela recebeu o Prêmio APCA de Melhor Compositora. O documentário sobre sua vida, BADI, conquistou o primeiro lugar no Festival de Cinema de Los Angeles. Vencedora de vários prêmios, incluindo Melhor Instrumentista (WME) e Melhor Artista Popular, Cantora, Compositora e Instrumentista (PPM). 

A dupla com o cantor e percussionista Sérgio Pererê visita as tradições afro-mineiras, profundamente enraizadas nos ritmos sagrados e culturais da Guarda de Moçambique e do Congo. A performance é uma jornada evocativa, onde voz, percussão e instrumentos de corda se entrelaçam, criando uma narrativa poderosa de herança, espiritualidade e arte contemporânea. 

Esdras Nogueira e Grupo
@esdrasnogueira | Distrito Federal
Saxofonista e produtor brasiliense com cinco álbuns solo lançados e um sexto a caminho. Membro fundador da Móveis Coloniais de Acaju, é um dos principais nomes da cena indie instrumental brasileira. Seu trabalho mistura ritmos brasileiros, jazz e afrobeat com os timbres graves do saxofone barítono. 

Flaira Ferro
@flaira_ferro | Pernambuco
Com uma mistura de frevo, maracatu, electro, pop, rock e metais, a cantora, compositora e dançarina recifense se apresenta como uma das vozes mais inovadoras e versáteis da música brasileira contemporânea. 

Suraras do Tapajós
@surarasdotapajos | Pará
Primeiro grupo de mulheres indígenas a tocar carimbó no Brasil. Elas interpretam suas próprias canções, com ritmos originais da Amazônia, tendo a música como canal para destacar questões como os direitos das mulheres, a preservação ambiental e a defesa dos territórios e povos indígenas. 

Mais informações para a imprensa: [email protected]

Mais informações para o público geral: gov.br/funarte

Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
Canal do MinC no WhatsApp



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar