A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e atualmente na presidência do Ibermúsicas, integrou o Seminário Reflexão sobre a Estratégia da Cooperação Ibero-Americana, realizado de 8 a 10 de outubro, em Cartagena das Índias, Colômbia. O encontro foi promovido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), em colaboração com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), no Centro de Formação da Cooperação Espanhola.
A participação da Funarte ocorreu em duas frentes, no Laboratório de Ideias da Estratégia, espaço de debate e formulação coletiva, e como ouvinte no Painel de Especialistas. A instituição foi representada por sua diretora do Centro de Música, Eulícia Esteves.
O encontro reuniu representantes de organismos, programas e redes ibero-americanos. Entre os especialistas convidados do seminário, estavam o embaixador Antônio José Ferreira Simões, representante permanente do Brasil na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e no Mercosul; Haroldo Ramanzini, da Universidade de Brasília (UNB); e Pedro Barros, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Entre os pontos centrais, foram identificadas as áreas prioritárias de cooperação, como Cultura, Educação e Ciência, assim como os desafios e oportunidades do trabalho conjunto entre países ibero-americanos. O objetivo é fortalecer o multilateralismo e promover o desenvolvimento humano e o bem-estar social.
O seminário teve como finalidade subsidiar a elaboração do documento da Estratégia da Cooperação Ibero-Americana, para a consolidação do Sistema de Cooperação Ibero-Americana, a fim de continuar a responder aos desafios, com base nos princípios da participação inclusiva, da horizontalidade entre os seus membros e do consenso na tomada de decisões.
A presença da Funarte reafirma o compromisso da Fundação com a valorização das artes como instrumento de transformação social e política.
Fonte: Ministério da Cultura