21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaFunarte anuncia reestruturação e fortalece seu papel estratégico na implementação de políticas...

Funarte anuncia reestruturação e fortalece seu papel estratégico na implementação de políticas para as artes brasileiras

Publicado em

No Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), celebrou um novo marco em sua história: a reestruturação organizacional decretada pelo Presidente da República. Publicada no Diário Oficial da União, a mudança reforça a estrutura interna da instituição e a articulação de políticas para as artes no Brasil, garantindo mais assertividade e eficiência nas ações de fomento, difusão, memória e pesquisa. 

Acesse aqui o decreto de reestruturação

De acordo com a presidenta da Funarte, Maria Marighella, a reestruturação coloca a instituição em sintonia com os desafios contemporâneos da gestão cultural, garantindo que as artes brasileiras possam contar com uma casa ainda mais forte, conectada e capaz de potencializar o trabalho de agentes, grupos, coletivos, espaços e eventos artísticos em todas as regiões do país. “O Brasil das Artes é feito de gente, de linguagens e territórios que pulsarão ainda mais com uma Funarte fortalecida, capaz de integrar e ampliar políticas”, afirma a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

Conquistada no ano em que a Funarte completa 50 anos de trajetória, a reestruturação atualiza a missão e a arquitetura administrativa da instituição. Frutos de demandas históricas dos setores artísticos, são importantes mudanças como: a divisão da área de Artes Cênicas em diretorias autônomas de Circo, Dança e Teatro, que somam-se às já existentes Artes Visuais e Música; a reintegração do vínculo dos Teatros, da Sala Sidney Miller e da nova lona da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (Enclo) da Funarte às suas respectivas áreas artísticas; a recriação do Centro Técnico de Artes, voltado às áreas técnicas (iluminação, som, cenotécnica, etc); e a valorização de coordenações estratégicas: comunicação, fomento, patrimônio e tecnologia; dentre outras mudanças que valorizam o papel dos servidores públicos na instituição. Depois de 10 anos, a Funarte receberá, em 2026, 28 novos concursados do Concurso Nacional Unificado (CNU), em curso.

Mais do que ajustes internos, a reorganização amplia a capacidade de execução e articulação de políticas; reconhece o trabalho de servidores(as) e trabalhadores(as) das artes; e conecta a Funarte às demandas contemporâneas da rede criativa e produtiva das artes brasileiras. As mudanças também preparam a  instituição para liderar o processo de implementação da Política Nacional das Artes por meio do Programa Brasil das Artes e de outras ações já em curso, tais como: os Programas de Difusão Nacional, de Apoio a Ações Continuadas, o Prêmio Mestras e Mestres das Artes, o Funarte Aberta, Conexões Internacionais, entre outros.

“Com essa reestruturação, reafirmamos o compromisso com as artes como política de Estado, garantindo condições para que a arte chegue a todas as regiões e fortaleça nossa diversidade e criatividade”, acrescenta a presidenta Maria Marighella.

Sobre a Funarte

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) do Governo Federal do Brasil. Sua missão é promover, incentivar e amparar, em todo o território nacional, a prática, o desenvolvimento, o fomento e a difusão das artes. Em 2025, completa 50 anos de existência, reforçando o seu compromisso com a construção e articulação de políticas públicas para as artes.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar