Foi realizado nesta sexta-feira (29), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em Recife, a etapa Nordeste do Encontro Regional Cultura e Educação – Aprender para Construir. O evento promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com as secretarias de Cultura do Recife e de Pernambuco tem como objetivo enfatizar a importância da integração entre arte, cultura e educação para a formulação de políticas públicas.
“Cultura e educação são frutos de uma mesma árvore sagrada do conhecimento. Elas estão integradas. O que faltam são políticas públicas integradas, de uma maneira mais sistêmica e até mesmo orgânica”, afirmou o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, Fabiano Piúba.
O evento é o desdobramento do Encontro Nacional realizado com o MinC, no qual o MEC estabeleceu algumas linhas de ações no âmbito da formação artística cultural, da educação básica e do ensino superior, bem como nas políticas de livro e leitura. Trata-se um momento de escuta da sociedade civil, de coleta de construções para aprimorar as políticas de cultura e educação.
Os encontros regionais “Aprender e Construir” representam ainda a chance para a discussão de conexões entre o Plano Nacional de Cultura (PNC), o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Nacional de Livro e Leitura, com ênfase em formação artístico-cultural, democratização do acesso ao livro e a promoção da leitura.
Participaram da programação secretários de cultura e educação, professores, bibliotecários, redes de bibliotecas, artistas da dança, do teatro, das culturas populares e do audiovisual. Houve ainda a presença de gestores de municípios de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Ao longo desta sexta-feira foram debatidos temas com Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Audiovisual nas Escolas, Acessibilidade e Acesso, Cultura Digital e Educação, Política Nacional de Leitura e Escrita e o Plano Nacional do Livro e Leitura e Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Escolares.
A primeira etapa dos encontros foi realizada em Cuiabá, no Mato Grosso. Na sequência foi a vez de Belém, no Pará. A próxima será em Diadema, São Paulo, na terça-feira (03), no Centro Cultural Okinawa do Brasil, das 9h às 18h. O objetivo do debate por regiões é aumentar o espaço para o diálogo com a população, aproximando a sociedade civil da agenda dos ministérios em relação à educação formal. A atividade, que conta com a participação de gestores, artistas, pesquisadores, professores, integrantes de redes de bibliotecas, é aberto ao público e inclui a apresentação e discussão dos temas debatidos no Seminário Nacional, realizado em Brasília.
Fonte: Ministério da Cultura